Buscar
  • Ramiro Rosário

Novas luminárias de LED são instaladas no 4º Distrito


Palco de ações inovadoras na Capital, algumas ruas do 4º Distrito receberam nova iluminação pública de LED. Ao todo, 79 luminárias antigas de vapor de sódio foram substituídas por lâmpadas que apresentam maior vida útil, eficiência energética e aumentam em até três vezes a percepção dos objetos. A instalação faz parte das intervenções da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) no projeto-piloto proposto pelo Hands on 4D, do Pacto Alegre. O objetivo é mostrar que, com a união do Poder Público, universidades e iniciativa privada, é possível prestar melhores serviços e atendimento, com foco no conforto da população. Confira no mapa os pontos da novas luminárias.

“O sucesso do projeto, que começou em um pequeno quadrilátero na metade do ano passado, é tão grande que já iniciamos a sua expansão para outros locais. Essas quadras servem como um laboratório de inovação aberta, cujos benefícios atingirão, em breve, toda a cidade", afirma o secretário Ramiro Rosário. Segundo ele, no 4º Distrito foi possível ter uma pequena noção do que se transformará Porto Alegre com a PPP da Iluminação Pública, "que levará a iluminação LED a todos os cantos da cidade.”

As 33 luminárias LED de 210W e as 46 de 150W foram instaladas pelas equipes da Coordenação de Iluminação Pública (CIP) da SMSUrb entre os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020. A ação contemplou: parte das ruas Voluntários da Pátria, Santos Dumont, Conselheiro Travassos e Moura Azevedo; parte das avenidas Polônia e São Pedro, São Paulo e Presidente Franklin Roosevelt; e toda a extensão da rua Conselheiro Camargo.

“A troca aumentou bastante a luminosidade, atraindo ainda mais pessoas para aproveitar os novos empreendimentos da região”, ressalta o empresário Caio de Santi.

Projeto-piloto - Em agosto de 2019, foram substituídas 30 luminárias de vapor de sódio por LED e outras três foram instaladas no quadrilátero entre as avenidas São Paulo, São Pedro, Farrapos e rua Moura Azevedo (total de duas quadras). Entre as intervenções de transformação urbana, encabeçadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, também estão o manejo arbóreo, a manutenção das redes de drenagem pluvial, a ampliação do plano de varrição diária, a instalação de novas lixeiras e o capeamento asfáltico das ruas Conselheiro Camargo e de parte da rua Moura Azevedo - realizado pela Direção-Geral de Conservação de Vias Urbanas (DGCVU) da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

#RamiroRosário #4ºDistrito #IluminaçãoPública

27 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo