RAMIRO ROSÁRIO

Ramiro Stallbaum Rosário tem 34 anos e é natural de Porto Alegre (RS). Vereador reeleito em 2020 e ex-secretário de Serviços Urbanos do município.

 

É um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL) no Rio Grande do Sul e apoiou a criação de outros movimentos, como a La Banda Loka Liberal. Foi um dos principais organizadores de todas as manifestações pelo #ForaDilma em Porto Alegre desde o final de 2014 até o impeachment em 2016.

 

Foi eleito vereador pela primeira vez em 2016, com 29 anos. Em 2017, foi secretário municipal de Serviços Urbanos, uma nova pasta criada para unificar a zeladoria de Porto Alegre. Ramiro promoveu uma ampla revisão de contratos de serviços que estavam sob indícios de irregularidades, paralisados ou prestados de forma ineficiente. Deixou como legado a desestatização de serviços, o controle interno por indicadores, o combate à corrupção, a transparência, a remuneração de prestadores de serviços por produtividade e a ampliação dos serviços essenciais na Capital Gaúcha.  

De volta à Câmara de Vereadores, Ramiro aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 084/20, batizado de Pacote Anticorrupção. A nova lei tem 98 artigos com o que há de mais moderno nas experiências administrativas de combate à corrupção no Brasil, voltado especialmente à realidade de Porto Alegre. 

DER_1291_D%C3%A9bora_Ercolani_CMPA_edite
Ramiro Rosario - 255.jpg

Nascido e criado no 4º Distrito, é membro da Comunidade Evangélica Luterana Cristo, onde fundou o grupo de Dirigentes Cristãos (DICIELB) inspirado na Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), da qual foi diretor. 

Ramiro cursou a Faculdade de Ciências Sociais na UFRGS e formou-se em Direito na PUCRS, onde participou do movimento estudantil. Em 2009, ingressou na política partidária através do Movimento Franco Montoro, grupo democrata-cristão dentro do PSDB. Em 2013, exerceu o cargo de gestor geral do Centro Administrativo Regional (CAR) Eixo Baltazar, a subprefeitura dos bairros Rubem Berta, Passo das Pedras e arredores.

LEGADO DA SECRETARIA

Confira as principais medidas da gestão que revolucionou os serviços de zeladoria da cidade de Porto Alegre.

Legado produtividade imagem fundo.jpg