top of page

Antiga fábrica da Neugebauer é vendida e promete impulsionar desenvolvimento do 4º Distrito


O recente leilão da histórica fábrica da Neugebauer, arrematada por mais de R$ 15 milhões pela Urbana Participações Imobiliárias Ltda, é um marco na transformação do 4º Distrito de Porto Alegre. Segundo o vereador Ramiro Rosário, presidente da Frente Parlamentar do 4º Distrito e relator do novo regime urbanístico, este evento é um claro indicativo do crescente interesse do mercado imobiliário na região. Ele atribui isso às recentes flexibilizações nos índices construtivos e aos atrativos benefícios tributários introduzidos pelo Programa +4D. Para Ramiro, estas mudanças são cruciais para estimular o emprego, a renda e a revitalização urbana, trazendo uma nova era de prosperidade para o 4º Distrito.


O vereador Ramiro aguarda uma reunião com o arrematante para trocarem informações sobre a região e também para conhecer os projetos da empresa para o local. "Meu desejo é ver aquele espaço em obras o quanto antes e meu gabinete auxiliará o empreendedor no que for necessário", afirmou Ramiro. O vereador ainda lembrou que este tipo de investimento privado, normalmente, trazem contrapartidas em equipamentos públicos, como a revitalização de praças, avenidas e escolas.


Flexibilizações e Benefícios Tributários: Impulsionando o Desenvolvimento


O Programa +4D de Regeneração Urbana tem como objetivo revitalizar o 4º Distrito através de uma série de reformas urbanísticas e incentivos. Um dos pilares dessa iniciativa são as flexibilizações nos índices construtivos, permitindo maior liberdade e capacidade para novos empreendimentos imobiliários. Associados a isso, os benefícios tributários em áreas prioritárias buscam atrair investimentos, oferecendo descontos significativos em impostos como o ITBI e o IPTU, além de reduções no custo do solo criado, incentivando assim a construção e a ocupação da região. Estas medidas são projetadas para triplicar o número de endereços ocupados e ativos no distrito, aumentando sua vitalidade e diversidade​​.

O Legado da Neugebauer


A Neugebauer, com sua rica história de mais de 130 anos, simboliza a herança cultural de Porto Alegre. Fundada em 1891 por Franz Neugebauer, a empresa não apenas se estabeleceu como a primeira fábrica de chocolates do Brasil, mas também se tornou um marco na cultura gastronômica do estado. A fábrica, que começou com a produção de doces, rapidamente evoluiu para se tornar uma líder na fabricação de chocolates​​.


Harmonizando Passado e Futuro


A venda da antiga fábrica da Neugebauer e a implementação do Programa +4D no 4º Distrito são passos significativos em direção a um futuro promissor para Porto Alegre. Estas ações representam uma fusão entre a valorização do patrimônio histórico e a adoção de estratégias inovadoras para o desenvolvimento urbano. Assim, o 4º Distrito se posiciona como um exemplo de como a história e a modernidade podem coexistir e prosperar juntas.

483 visualizações0 comentário
bottom of page