Capital terá evento sobre soluções para focos de resíduos


Serão abertas nesta segunda-feira, 16, as inscrições para o Creathon, um evento para transformação de projetos em pilotos, com soluções viáveis para reduzir focos de lixo em Porto Alegre. O desenvolvimento ocorrerá de 25 de outubro a 29 de novembro e contará com atividades on line e presenciais, em local a ser definido, sob a supervisão de mentores especializados na temática que apoiarão os modelos de negócio, projetos de implantação e sustentação das iniciativas. O time escolhido ao final do evento terá a possibilidade de implantar o seu projeto em 12 meses. “Um dos objetivos é aproximar a sociedade, poder público e privado na concepção de projetos-pilotos. Colocamos a nossa Porto Alegre como plataforma para implantação de soluções criativas, buscando sempre uma cidade melhor para se viver”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), Ramiro Rosário.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 16 de outubro pelo site do Creathon. Podem participar grupos de três a seis pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, estudantes, empresas juniores, sociedade em geral, organizações sem fins lucrativos, além de pequenas e médias empresas (start ups).

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Departamento Municipal de Limpezas Urbanas (DMLU), através do Pacto Alegre. “Espera-se o estímulo à criação de negócios de impacto, à visibilidade de ideias e ao encontro entre investidores e soluções-piloto para a cidade de Porto Alegre”, observa o coordenador do Pacto Alegre, o diretor da Escola de Engenhara da Ufrgs, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

A organização ocorrerá através do Parque Tecnológico Zenit da