top of page

Câmara Municipal homenageia os garis pelo dia


Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 15, durante o Período das Comunicações da Câmara Municipal de Porto Alegre, uma homenagem pelo Dia do Gari, a ser celebrado nesta terça-feira, 16. O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Álvaro de Azevedo, fez a saudação aos profissionais.

“Todos nós somos responsáveis pelo lixo gerado, mas são eles, os garis, profissionais que, com o seu trabalho, ajudam a manter a limpeza da cidade, o ambiente melhor e mais preservado. Eles estão em todos os lugares: correndo atrás dos caminhões das coletas domiciliar e seletiva, varrendo ruas, fazendo a capina e a roçada dos meios-fios das vias e canteiros centrais, lavando monumentos”, lembrou Álvaro.

Apesar de executarem essas relevantes tarefas, os garis são, muitas vezes, invisíveis em nossa sociedade. Por esse motivo, segundo Álvaro, é importante registrar a data, para que sirva de reflexão: “Imaginemos um dia sem que tenhamos a coleta de resíduos em nossa rua. Pensemos como ficariam nossos parques, logo após uma grande festa, se os garis não entrassem em atividade imediatamente?”

Álvaro convidou os presentes a acompanharem as atividades da 12ª Semana Cidade Limpa, de 16 a 22 de maio, como forma de conscientização da importância do trabalho realizado, diariamente, pelos garis. "O dia do Gari nos faz pensar e refletir sobre essa profissão que muitas vezes passa despercebida pela população, mas que faz parte do nosso cotidiano e é fundamental para que tenhamos uma cidade limpa e melhor de se viver. Nos faz refletir ainda sobre o nosso papel de cidadão e de corresponsável pela manutenção e zelo da nossa cidade", afirmou o secretário de Serviços Urbanos (Surb), Ramiro Rosário.

Também participaram da solenidade o secretário-adjunto da Surb, Cesar Hoffmann, e os vereadores Adeli Sell, André Carús, Fernanda Melchionna, Idenir Cecchim, Moisés Barbosa, Paulinho Motorista, Professor Wambert e Tarciso Flecha Negra.

Texto de: Maria Inês Mello Edição de: Gilmar Martins Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


9 visualizações0 comentário
bottom of page