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Unificação da zeladoria
"No início da gestão, diziam que a Secretaria de Serviços Urbanos era o patinho feio do governo. Com muito trabalho, resiliência e competência de um grande time, transformamos a secretaria numa referência dentro da prefeitura."
Com 30 anos de idade, Ramiro foi o responsável por estruturar a Secretaria de Serviços Urbanos que, até então, não existia na cidade. Colocou sob um mesmo guarda-chuva os serviços prestados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (antigo DEP), setor de podas e supressões de árvores, divisão de iluminação pública e setor de manutenção de equipamentos de praças. Aliada ao desafio desta estruturação, promoveu uma ampla revisão de contratos de serviços que estavam sob indícios de irregularidades, paralisados ou prestados de forma ineficiente.
Reconhecido pelos escândalos de corrupção, o DEP prestava um serviço péssimo ao cidadão no combate aos alagamentos da cidade e na manutenção do sistema de drenagem e de proteção contra cheias do Guaíba. A incorporação dos serviços de manutenção do sistema de drenagem ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) é um dos legados da administração. A partir da mudança, 100% da tarifa paga pela coleta de esgoto da rede mista – cerca de R$ 50 milhões por ano – ficou garantida para aplicação exclusiva em contratos e trabalhos de drenagem. Antes, boa parte deste recurso era destinado para despesas correntes do município, como a folha de servidores.
A criação da secretaria serviu para trazer uma visão geral de zeladoria da cidade e de unificação dos serviços sob um mesmo comando. Isto facilitou a logística do trabalho das equipes da prefeitura e unificou entregas de qualificação de praças que tiveram seus equipamentos reformados, iluminação pública refeita e operação de podas de árvores de forma unificada.
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