Nota sobre estacionamento do Viaduto Obirici

Tendo em vista as fake news compartilhadas em redes sociais do IAPI e de movimentos culturais de Porto Alegre, esclareço a respeito do processo referente ao estacionamento do Viaduto Obirici. Em 09/11/2020, após minha solicitação, foi aberto o SEI 20.0.000099438-4 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico solicitando a remoção de contêineres de venda de frutas e lanches não utilizados e abandonados sob o viaduto. No mesmo processo, foi solicitada a reabertura do estacionamento à EPTC.


O intuito da reabertura do estacionamento é evitar que o espaço se transforme em “vazio urbano”, o que contribui para atos de vandalismo, depreciação e violência. Quanto maior a circulação de pessoas e a utilização dos espaços, mais seguro eles se transformam. Além disso, é uma demanda recorrente dos estabelecimentos do entorno que haja mais opções de vagas para estacionamento no local, fomentando o comércio e o desenvolvimento econômico do IAPI.


O Obirici também é consagrado como espaço multicultural e de encontros da comunidade. Estas atividades poderão e deverão continuar normalmente. Inclusive, em dias de eventos, o estacionamento será fechado – o que já ocorre em outras áreas da cidade, como o Largo Zumbi dos Palmares. Esta importante solicitação será reforçada por mim à prefeitura. Lamento que algumas pessoas tenham dito o contrário de forma mal-intencionada.


Meu compromisso com o bairro Passo D’Areia, IAPI e o entorno do Viaduto Obirici seguirá sendo de diálogo e construção conjunta. Além de vereador, sou morador e frequentador da região. Inclusive, aproveito para comunicar que solicitamos nova iluminação na parte inferior do viaduto através do processo SEI 197.00074/2021-83.


Sigo à disposição de todos.


Ramiro Rosário

51 9806-45678

59 visualizações0 comentário