Buscar
  • ramirorosario

Coronavírus: uma guerra com princípios


Artigo publicado na Zero Hora em 09/06/20


Por Ramiro Rosário,

vereador de Porto Alegre


A batalha contra a covid-19 tem mostrado a verdadeira face dos gestores públicos. O sucesso de Porto Alegre no combate à pandemia é resultado de decisões guiadas por evidências científicas e valores universais. Acerta o líder que adota medidas recomendadas tecnicamente, mesmo que contrarie interesses localizados. Ingressei na vida política por meio de um movimento democrata cristão e vejo nas recentes ações da gestão Marchezan um dos fundamentos desta corrente: o bem comum. Aliás, o bem de todos não é deste ou daquele setor, deve ser geral e gerar entregas reais para toda a população.


Há outros princípios da democracia cristã que inspiram as ações de combate à pandemia na Capital: a solidariedade, a subsidiariedade e a dignidade da pessoa humana. Usar máscara, por exemplo, é um autêntico ato de solidariedade. Não serve apenas para proteção pessoal, é para não contaminar o outro. Iniciativas solidárias se multiplicam pela cidade, com a distribuição de cestas básicas, agasalhos e a ida a supermercados e farmácias para vizinhos do grupo de risco, que devem ficar em casa. É uma legítima rede de apoio e confiança entre as pessoas.


A subsidiariedade tem sido bem observada pelo governador Eduardo Leite, com o sistema de distanciamento controlado, que dividiu o Estado em 20 regiões, respeitando as peculiaridades de cada uma delas. Ninguém conhece mais a realidade do município do que o gestor local. É ele que pode avaliar melhor a disponibilidade de leitos, de UTIs etc. É assim que se garante a cada pessoa a dignidade de ser atendida no sistema de saúde e a oportunidade de tratamento da doença.


Graças às medidas de isolamento social adotadas antes da maioria das cidades, Porto Alegre apresenta a 4ª menor incidência de coronavírus entre as 27 capitais. Com técnica, discernimento e o empenho de todos nós, retomamos setores da economia, como indústrias, microempresas, bares, restaurantes, shoppings e cultos, entre outros, observando todos os cuidados necessários. Com base em princípios sólidos, vamos superar esta crise. Para não retrocedermos, a responsabilidade de cada um é determinante para seguirmos sendo referência no combate à pandemia.

108 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo