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A nova Ponte do Guaíba e a falta de planejamento no Brasil

Atualizado: 12 de dez. de 2020


Por Ramiro Rosário, vereador em Porto Alegre


Após mais de 06 anos de espera, foi inaugurado o primeiro acesso para a nova ponte do Guaíba, que amplia a comunicação entre a região metropolitana de Porto Alegre e a região sul do Estado. O trecho será uma alternativa à ponte móvel Getúlio Vargas, cuja necessidade de içamento para passagem de embarcações gera engarrafamentos diários. A estimativa é que 50 mil veículos consigam trafegar sem maiores problemas de fluxo. Embora trate-se de um empreendimento de grande porte, quase uma década é tempo demais para esperar.

Iniciadas em outubro de 2014, no governo Dilma, as obras da nova ponte precisaram ser replanejadas diversas vezes, sendo paralisadas de 2017 a 2019, principalmente por falta de recursos. Ao longo desse percurso, foram necessárias adequações - como um programa de ações ambientais e um plano de realocação para as 603 famílias que vivem na região. São contratempos comuns que, sem um bom planejamento, sem uma estimativa detalhada de tempo e de custos, levam ao atraso de milhares de obras no Brasil, além de altos investimentos - a nova ponte, por exemplo, já custou aos cofres públicos R$ 869 milhões. O poder público planeja muito mal no Brasil. Investe-se pouco tempo em planejamento e projetos e, com isso, perde-se muito tempo na execução de obras.

Esse é um dos problemas que buscamos solucionar – ao menos, na prefeitura de Porto Alegre – com o pacote de medidas contra a corrupção apresentado junto à Câmara de Vereadores e recentemente aprovado por todas as Comissões da Casa. Através de regras claras para a gestão dos contratos com o Poder público - como o uso de tecnologias que confiram celeridade e transparência ao empreendimento, sistemas de monitoramento remoto de obras e serviços, planejamento de como vai ser mantido o empreendimento ao longo de 10 anos e disponibilização de diários de obras para controle dos prazos -, esperamos tornar os contratos mais efetivos/econômicos.

Nosso pacote é o mais moderno e completo das capitais brasileiras, e tem sido elogiado por autoridades de renome na área do combate à corrupção, como o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro. É fruto da experiência adquirida como Secretário de Serviços Urbanos. Se quiser saber mais sobre essa e outras medidas, acesse o link: www.ramirorosario.com.br/contracorrupcao

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