Buscar
  • Ramiro Rosário

Natal Alegre 2019 terá mais de 70 atividades em várias regiões


O Natal Alegre 2019, apresentado nesta quinta-feira, 14, no Salão Nobre da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), vai resgatar o espírito natalino e oferecer mais de 70 atividades no mês de dezembro. A programação, fruto de uma parceria entre prefeitura e entidades empresariais, será descentralizada e ocorrerá em várias regiões da Capital. A tradicional Chegada do Papai Noel, no Shopping Total, dia 29 de novembro, a partir das 19h30, marcará a abertura oficial.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior afirma que o evento será realizado com recursos privados e viabilizará a retomada da autoestima da população. "Teremos uma cidade embelezada, que vai servir de estímulo, assim como tivemos réveillon, Baile da Cidade e o Festival de Música" diz. Marchezan ressalta que está otimista com o futuro da Capital e agradeceu à maioria dos vereadores, que aprovaram as reformas necessárias para a recuperação financeira do Município. "Este Natal será melhor que o último, e os próximos serão ainda melhores", completa.

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, ressalta a união para uma festa que é de todos. "Preparamos uma programação que vai espalhar o espírito natalino pela cidade. Queremos emocionar, resgatando os símbolos e os significados dessa época tão especial", reforça.

Esse mesmo espírito de união é reforçado também pelo presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse. Ele diz que o Natal Alegre concretiza a ideia de proporcionar aos porto-alegrenses e turistas o encanto, as luzes e a magia do Natal. "São ações que farão brilhar os olhos de crianças e adultos, destacando as belezas que a nossa cidade já possui, como a Orla do Guaíba, o Centro Histórico, os centros comerciais e os parques. O Natal vive de ações em todos os setores, e é com a união de todos que queremos, a partir deste ano, fazer Porto Alegre ser um ponto de chegada, e não de partida nesse período", afirma.

O presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, elogia a união da prefeitura e entidades. "É assim que se constrói uma cidade, trabalhando juntos para se fazer algo importante. Não são apenas vendas de Natal, mas recuperar a alegria desta data em Porto Alegre", salienta. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alcides Debus, o dia é de muita alegria. "Vamos ter um grande Natal", comemora.

Árvores de Natal - Entre os destaques da programação, estão oito árvores de Natal com quatro metros de altura, que serão montadas em diversos pontos da cidade. O Largo dos Açorianos, recém-entregue à população totalmente revitalizado, receberá o Caminhos das Estrelas, que irá enfeitar a Ponte dos Açorianos. O projeto é patrocinado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS).

Reforçando o espírito de união, dez artistas plásticos vão integrar a Noel Parade, com dez Papais Noéis, de 2,4 metros de altura cada um, devidamente customizados. Também serão realizados quatro Cortejos Natalinos, com 15 Papais Noéis e 15 Mamães Noéis, que passarão pelo Mercado Público, rua Padre Chagas, Praça México, no Bairro Ruben Berta, e Centro/Esquina Democrática.

Outros espaços emblemáticos da Capital estão incluídos na festa. Para 10 a 29 de dezembro, está programado o Natal na Redenção, com espaços totalmente repaginados para receber todos aqueles que quiserem confraternizar. Entre as atrações, estarão o chafariz de águas dançantes, a árvore de Natal Gigante com 20 metros, a casa do Papai Noel, playgrounds para a criançada e decoração natalina nos principais pontos do local. O Natal na Redenção tem o patrocínio de Tri Legal, Cyrela e Motormac. A produção é da Best Entretenimento.

Música - Como uma festa só é completa com música, a programação Natal Alegre 2019 caprichou nas atrações. Diversos shows estão programados para as salas do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, que também trazem a marca da inclusão, com a Magia Inclusiva do Natal. Outro ponto alto da programação musical será o show de Michel Teló, que se apresenta na Redenção no dia 15 de dezembro, com patrocínio do Sistema Fecomércio RS/Sesc. O show começa às 18h, com entrada franca.

Das janelas de dois casarões do século 19, a Pinacoteca Ruben Berta e o Solar dos Câmara, situados frente a um dos logradouros mais antigos de Porto Alegre, a rua Duque de Caxias, sairão as vozes afinadas do Coral Viva La Vida. O recital natalino para ser apreciado ao ar livre pela população ocorrerá no dia 16 de dezembro.

Morro da Cruz - Já no Morro da Cruz, por iniciativa de empresários da região, será promovida de 14 a 29 de dezembro uma experiência inédita aos moradores: o Natal Morro da Luz. Quatro quadras de uma das principais ruas do bairro receberão iluminação e decoração natalina especiais.

São os próprios integrantes da comunidade que estão produzindo os adereços. Para marcar a atividade, dia 14, em palco especialmente montado, haverá um dia inteiro de celebração do Natal, com apresentações dos grupos artísticos do Morro da Cruz. A produção é da empresa Acústica Som e Luz.

O Natal Alegre 2019 tem realização do Sindilojas POA, Secretaria Municipal da Cultura, Guarda Municipal, CDL POA, Sistema Fecomércio RS/Sesc, Shopping Total, Sindha e ACPA. Conta com apoio de Acomac, Sindicov, Fenabrave, Abrasel, Convention Bureau, Sescon-RS, Sincopeças-RS, Fetransul, Sulpetro, Aehn, Lide, Adce, Setcergs, Agas, Seprogrs e Sinepe.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Lissandra Mendonça e Paulo Beccon Foto: Reprodução/PMPA

#celebração #ecopontos #comemoração #Natal #Parceria

3 visualizações
Logo-Ramiro.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo