Buscar
  • Ramiro Rosário

Começa a revitalização da Praça da Alfândega no Centro Histórico


A 57 dias do início da Feira do Livro, a Praça da Alfândega, no Centro Histórico, começou a ser revitalizada na manhã desta sexta-feira, 6. O serviço faz parte do maior contrato - R$ 24,8 milhões - realizado em Porto Alegre para manutenção de equipamentos de praças e parques da cidade. O prefeito Nelson Marchezan Júnior acompanhou os trabalhos no espaço de 15 mil metros quadrados, que recebe diariamente mais de 90 mil pessoas e também um dos eventos culturais mais tradicionais da Capital: a Feira do Livro.

"Esse contrato representa uma revolução simples, mas muito especial para os porto-alegrenses, pois atenderá toda a população. Antes, a manutenção era feita por servidores da prefeitura e quase impossível dar conta de uma demanda desse tamanho”, afirma o prefeito, que também acompanhou na quinta-feira a largada dos trabalhos no Morro da Cruz. Marchezan ressaltou que as melhorias que estão sendo feitas na cidade e as próximas que estão por vir são possíveis graças às reformas apoiadas pela Câmara de Vereadores.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, diz que a manutenção no local mostra o planejamento da administração em deixar a Praça da Alfândega bonita para a Feira do Livro, que ocorre em novembro. “É uma forma de nós trazermos dignidade aos frequentadores, às milhares de pessoas que passam diariamente por esse importante símbolo histórico. Vamos voltar a ter orgulho da nossa cidade”, afirma. O prazo de revitalização é de duas a três semanas e tem custo previsto de R$ 81,8 mil.

Quem também comemora o serviço no local é a tesoureira da Associação Comunitária do Centro Histórico, Marivane Rogério. “Nossa expectativa é grande, pois queremos espaços públicos melhores para os moradores do Centro e frequentadores”, comenta. O vereador Moisés Barboza ressaltou a inovação da gestão pública e transparência do contrato. A manutenção, que antes era feita por servidores, será de responsabilidade de uma empresa terceirizada e fiscalizada pela prefeitura e a população. Outros diferenciais em relação a contratos anteriores é que o pagamento será feito por produtividade, as equipes e veículos rastreados por GPS e um sistema desenvolvido pela Procempa acompanhará os serviços em tempo real.

Presente na praça, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Marcelo Gomes Frota, falou importância de devolver os espaços públicos revitalizados para a comunidade e das iniciativas inovadoras, como a PPP da iluminação pública. “Aproveito para destacar a parceria constante entre Estado e Município nas ações integradas de segurança”, completa.

Também acompanharam os trabalhos os secretários municipais de Infraestrutura e Mobilidade, Marcelo Gazen; de Comunicação Orestes de Andrade Jr.; comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, entre outros convidados.

Serviços que serão executados: - Substituição e colocação de 95 m² de pedra portuguesa - Pintura e reforma dos 229 bancos da praça - Substituição de 25 lixeiras metálicas - Pintura de brinquedos: gangorra dupla, barra-balanço, balanço juvenil e infantil

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Texto de: Lissandra Mendonça

#PraçadaAlfândega #Revitalização #Praças #RamiroRosário #NelsonMarchezan #Manutenção #CentroHistóricoPortoAlegre #Prefeitura #MeninoDeus #PraiadeBelas #CidadeBaixa #PedraPortuguesa #Arborização

4 visualizações
Logo-Ramiro.png

Eleição 2020 Ramiro Stallbaum Rosário Vereador

CNPJ: 38.953.533/0001-60

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo