O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciou no mês de maio a operação de um caminhão munck para atender a coleta de resíduos volumosos em toda cidade. Equipado com um braço mecânico, o veículo tem capacidade de erguer cargas de até 3,5 toneladas. O custo mensal de locação do caminhão com motorista é de R$ 13,280 mil.
Anteriormente, o departamento atuava apenas com um equipamento próprio, cujo ano de fabricação é de 1991, e que possui a capacidade de erguer apenas 500 quilos. Este veículo seguirá sendo utilizado para serviços mais leves.
“Observamos a necessidade de um equipamento que desse conta do recolhimento de materiais volumosos, especialmente, em focos de lixo da nossa cidade. E este investimento busca ampliar e aprimorar os serviços de limpeza e coleta em Porto Alegre”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Ramiro Rosário.
“Agora temos um veículo adequado para resíduos volumosos como móveis e equipamentos pesados e carcaças de automóveis”, comemora o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza.
O veículo fica abrigado na Seção Centro do departamento e dali se desloca para qualquer parte da cidade que necessitar coleta de volumosos. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre
Foto: DMLU/Arquivo PMPA
Texto de: Adriana Machado