Buscar
  • Ramiro Rosário

Avenida Goethe ganha espaço para food e beer trucks


Dentro da política de criar áreas de convivência para os moradores, incentivando a ocupação dos espaços públicos, a Prefeitura de Porto Alegre entregou um novo local para a gastronomia itinerante da cidade. Depois do Viaduto Otávio Rocha e da Orla Moacyr Scliar, o terceiro ponto funciona no canteiro central da avenida Goethe, próximo ao número 50, na zona Norte, que era ocupado por moradores de rua e servia para ponto de tráfico. Lá, a partir deste fim de semana, 8 e 9, estarão revezando 10 food trucks e 10 beer trucks.

Nessa quinta-feira, 6, esteve a Wagner Cia do espetinho. Nessa sexta-feira, 7, Sunshine B e Mambembe Pizzinha e, nesse sábado, 8, a Aragana Beer Truck. Para este domingo, 9, está previsto o The Chopps Bike e Kombota beer truck. “O nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo produtivo da cidade por meio dos food trucks, com a ocupação de locais públicos”, resume o secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico (SMDE), Leandro de Lemos.

“Seguindo a orientação do prefeito Nelson Marchezan Júnior, estamos ocupando espaços subaproveitados ou que eram ocupados por moradores de rua, com atividades comerciais”, explica o diretor da SMDE, Denis Carvalho. Para tanto, foi firmado acordo com a Associação de Gastronomia Itinerante. Carvalho acrescenta que os comerciantes ficarão encarregados da manutenção, limpeza e conservação da área e funcionarão diariamente das 10h às 18h.

“A Secretaria de Serviços Urbanos realizou uma ação de podas no canteiro para aumentar a visibilidade e a luminosidade no espaço, além de fazer a manutenção na iluminação pública”, destaca o secretário de Serviços Urbanos (SMSUrb), Ramiro Rosário. Ele diz que, para atender à demanda, os serviços de limpeza também foram reforçados. “A intenção é que o local esteja em condições de uso para que as pessoas tenham mais uma opção de lazer na região”, explica o secretário. A ação de podas ocorreu nessa sexta-feira, 7, pela manhã. Foram removidos arbustos e realizado o levantamento de copa das árvores com a remoção de galhos mais baixos.

Ocupando o espaço - Na tarde desse sábado, os proprietários do Aragana Beer Truck, Leonardo Ceolin e Luiz Adão Cardoso, relataram que, em cinco horas – das 10h às 15h - haviam vendido 28 copos de cerveja (valor médio de R$ 10) e projetavam vender 100 até as 18h. “Estamos ocupando um espaço que não existia. As pessoas estão surpresas e chegando aos poucos. Neste final de semana, houve o feriadão que nos prejudica, mas tenho certeza de que nos próximos dias as vendas vão melhorar, observou Ceolin, que veio de Guaíba.

“Os food trucks poderão ser vitais no resgate dos bons tempos da avenida Goethe”, argumenta Danielle Soares, 42 anos, autônoma. Ela lembra que no passado era uma área muito procurada em função dos bares e das comemorações de títulos da dupla Gre-Nal. “Hoje a gente não vem em função da degradação, dos moradores de rua e da falta de segurança. Vejo como positiva esta ação da prefeitura e dos comerciantes”, diz.

Resgate dos bons tempos - André Rech, 36, autônomo que passava pelo local, resolveu parar para saber do que se tratava e, depois de degustar um pouco dos três tipos de cerveja: Pilsen, Weiss e Apa, saiu com um copo e prometeu voltar. “Parabéns pela iniciativa. Só espero que a prefeitura libere o estacionamento da avenida Goethe para que possamos ter facilidade no acesso aos food trucks”, disse.

Porto-alegrense, mas morando há anos em São Paulo, a jornalista Daniela Hill, 37 anos, foi só elogios. “É extremamente positivo. Em São Paulo, existem áreas em que temos mais de 10 food trucks e beer trucks que funcionam 24 horas. Estas regiões transformaram-se em points na cidade. A avenida Goethe precisa voltar aos seus bons tempos, onde existia grande movimentação de jovens, e talvez isso seja o ponto de partida”, finalizou.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

#PortoAlegre #RamiroRosário

0 visualização
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo