Buscar
  • Ramiro Rosário

SMSUrb participa da campanha do agasalho da comunidade judaica e 33 mil peças são arrecadadas


O frio intenso da manhã deste domingo,17, foi um incentivo a mais para os 200 voluntários, a maior parte estudantes do colégio Israelita Brasileiro, que saíram pelas ruas de nove bairros da cidade recolhendo doações à Campanha do Agasalho 2018 da prefeitura. Das 9h às 13h30, foi realizada a 7ª edição do Dia da Solidariedade (Iom Mitzvah) da Comunidade Judaica, que faz a ação em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). Segundo estimativa dos organizadores, foram arrecadadas 33 mil peças de agasalhos. Os caminhões foram disponibilizados pela Cotravipa, terceirizada da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e pela Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da SMDSE. Os caminhões tiveram a segurança de batedores das Rondas Ostensivas com apoio de motos (Rocam) do 9º BPM.

Para a secretária Denise Russo, “esta ação é um excelente exemplo de solidariedade, onde se une poder público municipal, terceiro setor e acima de tudo as pessoas em um esforço conjunto, contribuindo para um problema social da cidade, em um movimento de cidadania. Além da quantidade de peças arrecadadas, a ação estimula os jovens a olhar para as causas sociais e se comprometerem com elas”.

O vice-presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Sebastian Watenberg, lembra que a ação começou tímida e hoje já faz parte dos eventos da cidade. “A solidariedade é o que mobiliza as pessoas. Todo mundo se sente integrado, especialmente aqui que faz muito frio, como hoje. Já houve gente tirando o agasalho que vestia para doar”, disse.

O coordenador, e um dos idealizadores do evento, Ilton Gitz salientou que a ajuda aos outros é vista como uma obrigação pela comunidade judaica. “Vamos atrás das doações em vez de ficarmos parados esperando. E, como estamos no sétimo ano do evento, as pessoas já ficam aguardando a passagem dos caminhões. É emocionante. Nosso desejo é poder cobrir mais bairros nos próximos anos”, ressaltou. A alegria dos jovens voluntários contagiou os moradores dos bairros Menino Deus, Moinhos de Vento, Auxiliadora, Petrópolis, Bela Vista, Santana, Bom Fim, Santa Cecília e Rio Branco que encheram os oito caminhões com roupas, cobertores e alimentos. As doações foram encaminhadas à central de triagem da Campanha do Agasalho, com o apoio de uma equipe do Comando Militar do Sul para descarregar os caminhões, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). A partir desta segunda-feira, 18, será feita a triagem e a contagem individual das peças. Em seguida já é realizada a distribuição para as entidades cadastradas pela Fasc.

Iom Mitzvah - É uma ação solidária e inovadora promovida pela Comunidade Judaica de Porto Alegre. Durante um dia inteiro, centenas de voluntários, divididos em grupos e apoiados por caminhões, circulam pelas ruas de bairros da Capital arrecadando roupas e cobertores que serão destinados à Campanha do Agasalho da Prefeitura de Porto Alegre. Nos seis primeiros anos, foram arrecadadas cerca de 165 mil peças.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Maria Emilia Portella

Foto: Luciano Lanes / PMPA


8 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo