A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), contemplou, no mês de janeiro, 108,46% do planejamento para o período. A SMSUrb divulga o balanço das atividades realizadas durante o mês. Até o dia 31, foram atendidos 3.848 protocolos, que envolvem troca de lâmpadas, reatores e equipamentos elétricos para os pontos de luz. A meta inicial era atender 3.548 protocolos. Entre os bairros com maior número de solicitações atendidas estão: Restinga (284 pontos), Rubem Berta (147), Partenon (134), Sarandi (113) e Hípica (109). Os serviços realizados tiveram o maior percentual na manutenção de pontos de luz.
As manutenções são realizadas por empresas contratadas sob a fiscalização da DIP, que faz, além da supervisão dos serviços, vistorias técnicas em campo, manutenções em pontos de luz acima de 18 metros, projetos para iluminação pública e execução de obras como instalação de novos pontos de luz, substituição/instalação de postes e toda infraestrutura necessária para acionamento do ponto de luz. “As ações da secretaria primam pela transparência dos serviços que são realizados a fim de que a população auxilie no trabalho de fiscalização”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.
Protocolo – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) esclarece que todas as demandas são recebidas oficialmente via sistema Fala Porto Alegre 156, pelo telefone ou site da prefeitura. Após o relato do problema, a demanda é encaminhada para os setores responsáveis para vistoria e execução, e a população pode acompanhar o andamento de sua solicitação pelo número do protocolo gerado. Entre as principais demandas relacionadas à iluminação pública estão luminárias apagadas ou permanentemente acesas, falta de lâmpadas, fio exposto, poste danificado e choque elétrico.
Fonte: site da Prefeitura de Porto Alegre