A Divisão de Iluminação Pública (DIP) contemplou, no mês de dezembro, 4.313 solicitações vindas por meio do Fala Porto Alegre 156. A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) divulga o balanço das atividades realizadas durante o mês. Até o dia 31, 4.313 protocolos, que envolvem troca de lâmpadas, reatores e equipamentos elétricos para os pontos de luz foram atendidos. Entre os bairros com maior número de solicitações atendidas estão: Restinga (331 pontos), Rubem Berta (208), Partenon (158), Sarandi (146) e Hípica (138). Os serviços realizados tiveram o maior percentual na manutenção de pontos de luz.
As manutenções são realizadas por empresas contratadas sob a fiscalização da DIP, que faz, além da supervisão dos serviços, vistorias técnicas em campo, manutenções em pontos de luz acima de 18 metros, projetos para iluminação pública e execução de obras como instalação de novos pontos de luz, substituição/instalação de postes e toda infraestrutura necessária para acionamento do ponto de luz. “As ações da secretaria primam pela transparência dos serviços que são realizados a fim de que a população auxilie no trabalho de fiscalização”, afirma o secretário Ramiro Rosário.
Protocolo – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) esclarece que todas as demandas são recebidas oficialmente via sistema Fala Porto Alegre 156, pelo telefone ou site da prefeitura. Após o relato do problema, a demanda é encaminhada para os setores responsáveis para vistoria e execução, e a população pode acompanhar o andamento de sua solicitação pelo número do protocolo gerado. Entre as principais demandas relacionadas à iluminação pública estão luminárias apagadas ou permanentemente acesas, falta de lâmpadas, fio exposto, poste danificado e choque elétrico.
Fonte: Site da Prefeitura
Texto de: Nicoly Reis (estagiária)/Supervisão: Jackson Lagoas Edição de: Andrea Brasil