Buscar
  • Ramiro Rosário

#EuFaçoPOA revitaliza espaço de lazer e esporte na Vila Cruzeiro


Permitir que a comunidade retome mais um espaço de recreação, esporte e lazer foi o grande objetivo do mutirão #EuFaçoPOA realizado na praça Osvaldo de Andrade, na Vila Cruzeiro, bairro Santa Tereza. Promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), o evento ocorreu neste sábado, 22, contando com o apoio de moradores e lideranças comunitárias. Mais de 300 crianças frequentam o local atrás da Uniritter, que engloba um campinho de futebol, área com brinquedos e uma horta comunitária.

Entre as ações de revitalização, foi iniciada a drenagem e canalização de um olho de água que impede o uso completo do campo, bem como corte da grama, capina, pintura do muro, manutenção da iluminação pública e limpeza de bocas de lobo.

“O envolvimento do poder público com a população, engajados em uma mesma causa, é o grande feito do mutirão, e ver a alegria das crianças que já estavam ansiosas para voltar a utilizar a praça, bem como das instituições que poderão voltar a realizar atividades recreativas com a gurizada, é a melhor recompensa”, afirmou o secretário Ramiro Rosário.

Com 9 anos de idade, Jonas Eduardo dos Santos Silva e os amiguinhos estavam muito felizes com a possibilidade de voltar a usar o campo. “Vou poder chamar todo mundo pra jogar”, disse. A mãe dele, dona Loureci Conceição dos Santos, moradora do bairro, aponta que a praça estava precisando desta atenção e mobilização entre a prefeitura e a comunidade, o que vai permitir que seu filho e outras crianças do bairro voltem a utilizar o espaço com mais segurança.

“Os moradores vinham reivindicando essa manutenção há bastante tempo, e para uma comunidade extremamente vulnerável é uma ação de retomada do espaço de pertencimento, lazer e esporte”, salienta Samanta Nunes da Silva, coordenadora do Centro de Relações Institucional e Participativa (Crip) da Região Cruzeiro.

A professora de educação física Camila Teixeira também costumava dar aulas para as crianças na praça que, segundo ela, foi se tornando de risco para os moradores, mas agora acredita que tudo ficará organizado. “Com mais gente envolvida, a tendência é que possamos voltar a ter aulas aqui”, completou Camila, que aproveitou o espaço já revitalizado para realizar atividades de ginástica ao ar livre.

O evento contou também com a presença da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e do Bonecão da Guarda.

Segurança – Ainda nesta manhã, como parte das ações do mutirão #EuFaçoPOA, as equipes do Setor de Arborização da SMSUrb realizaram uma intervenção em frente ao Centro de Saúde da Vila dos Comerciários - Postão da Cruzeiro. A fim de aumentar a segurança e visibilidade e potencializar a iluminação pública, foram suprimidas três árvores que estavam em situação precária e houve o levantamento de duas copas. Nesta semana, equipes da Divisão de Iluminação Pública (DIP/SMSUrb) também fizeram a manutenção de pontos de luz no local, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

#Mutirão #EuFaçoPOA #RamiroRosário #ServiçosUrbanos #SMSUrb

18 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo