Buscar
  • Ramiro Rosário

Semana do Meio Ambiente começa nesta segunda-feira


Promover a participação da comunidade porto-alegrense na preservação do patrimônio natural da cidade. Esta é a proposta da 33ª Semana Municipal do Meio Ambiente, que terá atividades que marcam o início de um trabalho integrado da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) com a Secretaria de Serviços Urbanos (Surb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A Semana do Meio Ambiente ocorre em paralelo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente.

O DMLU organizou diversas ações de educação ambiental visando a despertar a população para a importância do tema. Além disso, a Surb também programou o serviço de recolhimento de resíduos do projeto Bota-Fora, que será retomado nesta semana nas comunidades Mariano de Matos, Loteamento Santa Terezinha, Laranjeiras, Atemis e Francisca (conhecida como Beco do Buda).

As ações de educação ambiental irão começar nesta segunda-feira, pelo Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) do DMLU, que fará palestra sobre coleta seletiva na empresa Coca-Cola Femsa (antiga Vonpar).

Nesta terça-feira, 6, haverá o Workshop Semana do Meio Ambiente no Parque Natural Morro do Osso. Serão apresentados os trabalhos de educação ambiental do DMLU, do grupo de trabalho Arroios da Prefeitura de Porto Alegre e o Mapeamento das Nascentes do Morro São Pedro.

Na quarta-feira, 7 de Junho, técnicos do Sasa/DMLU farão uma capacitação com os servidores do Parque do Morro do Osso. E, à tarde, alunos da Escolinha Universo Mágico irão visitar o Túnel de Sensibilização Ambiental na sede do departamento. Na quinta-feira, 8 de junho, será instalada a Estação ReciclaPOA, no Largo Glênio Peres. Trata-se de uma miniunidade de triagem para que o público possa ver o que é feito com os resíduos recicláveis da Coleta Seletiva.

Também haverá um trabalho de conscientização ambiental no Refúgio da Vida Silvestre do Morro São Pedro. No turno da tarde, alunos do Pró-Jovem também conhecerão o Túnel de Sensibilização Ambiental. Ainda nesse dia será instalada, pelo DMLU, uma Estação Integrada de Compostagem e uma horta na Unidade de Triagem Frederico Mentz. O Colégio Sinodal do Salvador também irá visitar o Túnel de Sensibilização Ambiental, na sexta-feira, 9.

A semana será encerrada no sábado, 10 de junho, com a atividade de educação ambiental nas escolas Municipal de Educação Especial Tristão Sucupira Vianna, no bairro Restinga, e Estadual Almirante Bacelar. Bota-fora - Projeto do DMLU que recolhe móveis, eletrodomésticos, objetos que não podem ser descartados nas coletas domiciliar e seletiva. Esse serviço é oferecido às comunidades da periferia, que, normalmente, não têm condições de levar esses produtos nas unidades de destino certo ou pagar pela retirada feita pelo departamento.

Programação Segunda-feira, 5 7h30 - Bota-fora na Comunidade Mariano de Matos - rua Mariano de Matos - bairro Santa Tereza 14h - Palestra sobre coleta seletiva na empresa Coca-Cola Femsa - avenida Assis Brasil, 11.200 Terça-feira, 6 7h30 - Bota-fora no Loteamento Santa Terezinha - avenida Voluntários da Pátria - bairro Floresta 14h - Workshop Semana do Meio Ambiente - Parque Natural Morro do Osso - rua Irmã Jacobina Veronese, s/nº Quarta-feira, 7 7h30 - Bota-fora na Comunidade Laranjeiras/Protásio Alves - bairro Morro Santana 9h - Capacitação dos servidores do Parque Natural Municipal do Morro do Osso - rua Irmã Jacobina Veronese, s/nº 10h às 16h - Estação ReciclaPOA - Largo Glênio Peres - bairro Centro Histórico 14h30 - visita da Escolinha Universo Mágico ao Túnel de Sensibilização Ambiental - Sede do DMLU - Avenida Azenha, 631 Quinta-feira, 8 7h30 - Bota-fora na Comunidade Atemis - bairro Mário Quintana 14h - Implantação da Estação Integrada de Compostagem - Unidade de Triagem Frederico Mentz - rua Frederico Mentz, 1167 14h30 - Conscientização ambiental no Refúgio da Vida Silvestre do Morro São Pedro - Estrada das Quirinas, 6.301. Essa ação poderá ser cancelada se não houver boas condições meteorológicas. 14h30 - Visita da turma do Pró-Jovem ao Túnel de Sensibilização Ambiental - ao Túnel de Sensibilização Ambiental - Sede do DMLU - avenida Azenha, 631 Sexta-feira, 9 7h30 - Bota-fora na Comunidade Francisca - bairro Belém Novo 9h e 14h30 - visita do Colégio Sinodal do Salvador ao Túnel de Sensibilização Ambiental - Sede do DMLU - avenida Azenha, 631 Sábado, 10 9h - Palestra e teatro com alunos, professores e pais da Escola Estadual Almirante Bacelar - avenida Protásio Alves, 13.907 10h - Atividade de Educação Ambiental na Escola Municipal de Educação Especial Tristão Sucupira Vianna, avenida Economista Nilo Wulff, 955.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Maria Ines dos Santos Mello Edição de: Andrea Brasil Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


0 visualização
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo