Buscar
  • Ramiro Rosário

Marchezan: “pichador vai pagar multa pesada”


Responsabilidade. Essa foi a definição utilizada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior para definir o projeto encaminhado à Câmara de Vereadores que endurece as penalizações na legislação para quem suja a cidade. Em seu discurso, durante a assinatura do projeto de lei antivandalismo na abertura da Semana Cidade Limpa, o prefeito ressaltou que a cidade não está limpa, e a culpa é de todos.

“Quem fez isso fomos nós, ou porque uma parte sujou e pichou; ou porque uma parte não fez os investimentos necessários; ou porque nós, que limpamos e cuidamos, não reclamamos o suficiente e deixamos eles sujarem as ruas”, afirmou.

Para o prefeito, todos cometem erros, mas precisam ser responsabilizados. O projeto de lei enviado à Câmara tem por objetivo ordenar mais adequadamente a convivência entre todos os cidadãos. “Pichador vai pagar multa pesada, a Guarda Municipal vai pegar pichador. E quem tem grande patrimônio e suja a cidade também será punido”, disse.

Marchezan lembrou, ainda, que qualquer pessoa poderá colaborar com a prefeitura denunciando quem depreda, picha ou suja as ruas, praças e prédios. “O espaço público não é espaço privado de correntes ideológicas”, citou.

Ao final de seu pronunciamento, Marchezan dirigiu-se aos vereadores, pedindo compreensão para a aprovação dos projetos enviados à Câmara. “Há vereadores que já entenderam a crise que a União, o Estado e o município estão enfrentando. Não esperem de nós o populismo que nos levou ao colapso. Precisamos tomar decisões e vamos tomar decisões para construir um 2018 melhor para todos”, reforçou.

A medida da prefeitura que endurece as leis pra quem suja a cidade ganhou o apoio dos garis: “A gente varre e o pessoal larga tudo no chão. Acho que as pessoas têm de cuidar mais da rua. Tomara que essa lei aí dê um apoio para o nosso trabalho. A gente faz com boa vontade, mas eles não ajudam”, disse Denise da Silva, 40 anos, gari há 11 anos.

“Tem gente que fica fazendo xixi e coisa pior aí pela rua. E sobra tudo pra gente limpar, o cheiro que fica é horrível, tem mais é que multar mesmo”, citou Berenice Cardoso, 50 anos, gari há 11 anos

“Falta é capricho pro pessoal. Tá certo que tem morador de rua, mas, pô, dá pra ser mais limpo, né? É errado isso de pichar as coisas, a gente vê que ninguém para e fica olhando aquilo, é só sujeira mesmo”, lembrou Gabriel Brito Dias, 53, gari há dois anos. Leia mais sobre a abertura da Semana Cidade Limpa.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Claiton Magalhães Edição de: Gilmar Martins Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


23 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo