top of page

Desestatização

"Para ser público, um serviço não precisa ser estatal."

Ramiro promoveu desestatizações em diversas áreas vinculadas à Secretaria de Serviços Urbanos com o suporte indispensável da Secretaria de Parcerias Estratégicas, criada no governo Marchezan. Ramiro sempre defendeu a mão estatal realize apenas o essencial e que a gestão de iniciativa privada pode trazer muitos benefícios para a população.
 
No DMLU, Ramiro liderou o repasse da gestão do transbordo de lixo na Lomba do Pinheiro, destino de todos os resíduos da cidade, para a iniciativa privada. Com isso, o local foi modernizado e sua manutenção em dia qualificou a coleta de lixo de Porto Alegre. 
 
Na manutenção de equipamentos de parques e praças, Ramiro promoveu a primeira contratação de uma empresa especializada para a execução dos serviços. Ao longo de toda a história, Porto Alegre só realizava a manutenção destes espaços com servidores concursados da prefeitura. Nos canteiros e rotatórias, a SMSURB modernizou o processo de adoção possibilitando maior usufruto de publicidade dos adotantes, bem como ampliando as contrapartidas para a cidade de Porto Alegre.
Através da Secretaria de Parcerias Estratégicas, também houve grandes e históricos processos de desestatização através de parcerias público-privadas em serviços urbanos. A PPP de iluminação pública, serviço vinculado à SMSURB, é a primeira da história de Porto Alegre e prevê a modernização de 100% dos pontos de iluminação de Porto Alegre para a tecnologia LED até 2022.
No saneamento, Ramiro participou da construção do termo de cooperação com o BNDES para fazer a estruturação de parceria público-privada ou concessão do esgoto à iniciativa privada. Atualmente, Porto Alegre trata apenas 56% do seu esgoto. Ramiro defende que a gestão da iniciativa privada, sem as amarras próprias da burocracia estatal, terá mais condições de levar esgoto a todos os bairros e comunidades da cidade.
bottom of page