top of page

Praça da Alfândega é revitalizada e terá manutenção dos canteiros


Secretário Ramiro Rosário na entrega de revitalização da Praça da Alfândega | Foto: Alex Rocha/PMPA

O primeiro local a ser revitalizado pelo maior contrato de manutenção de mobiliário de praças e parques da Capital foi entregue nesta segunda-feira, 30. Além da recuperação do pavimento e dos equipamentos, a Praça da Alfândega, no Centro Histórico, também receberá a conservação das floreiras. Isto porque foi assinado nesta manhã um termo de compromisso de compensação ambiental com a Titton Brugger Empreendimentos Imobiliários, que será responsável pelo paisagismo dos canteiros do local pelo período de 12 meses. A entrega da revitalização e a assinatura do termo foram realizadas pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

“Ao entregar estas intervenções de manutenção temos ainda a satisfação de poder anunciar a jardinagem dos canteiros. Tanto nós, quanto a empresa, temos o prazer de servir Porto Alegre, e no espaço de dias já teremos floreiras mais bonitas",afirma. Ramiro também destacou que mais de 90 mil pessoas circulam diariamente no espaço. "A Praça da Alfândega é um símbolo da nossa cidade, especialmente durante a Feira do Livro, que inicia daqui a um mês", diz. Martin Brugger Titton e Maria Cristina Titton Tostes, sócios da empresa que fará a manutenção participaram do evento. “A nossa empresa tem o orgulho de colaborar com esta manutenção, com uma equipe que estará presente, a partir de amanhã, todos os dias a fim de preservar este patrimônio histórico da cidade”, disseram.

A manutenção do mobiliário teve início no dia 06 de setembro. No local, pelo menos 190 m² do pavimento de pedras portuguesas foram recuperados, 229 bancos foram consertados e pintados, bem como os brinquedos e as lixeiras metálicas. Para as ações foram investidos cerca de R$ 110 mil.

Sobre o contrato - O maior contrato terceirizado de manutenção de mobiliário e equipamentos de praças e parques de Porto Alegre foi anunciado no dia 03 de setembro de 2019. Ao todo, serão R$ 24,8 milhões para recuperar em um ano cerca de 600 locais da cidade. Os serviços contemplam conservação de passeios e pavimentos, tais como pisos de pedra portuguesa, conserto e instalação de novos equipamentos, como brinquedos, aparelhos de ginástica e academia ao ar livre, e manutenção de quadras esportivas. As atividades são realizadas pela empresa ECSAM, sob a supervisão da Unidade de Conservação e Manutenção (UCM) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Outras sete praças estão sendo revitalizadas ao mesmo tempo: - Praça Morro da Cruz - bairro Vila São José - Praça Dr. Paulino de Vargas Vares - bairro Ipanema - Praça Antônio Cândido de Menezes - bairro Sarandi - Praça da Amizade – bairro Vila João Pessoa - Praça Nações Unidas - bairro Petrópolis - Praça Darcy Azambuja – bairro Intercap-Partenon - Praça Parque Ararigbóia - entre os bairros Jardim Botânico e Petrópolis Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre Rafaela Redin Foto: Alex Rocha/PMPA

12 visualizações0 comentário
bottom of page