LOGO_RDC_color-01.png
porto-alegre-colorida 2.jpg

O Rosto da Cidade

A primeira impressão é a que fica. As ruas da nossa cidade são o nosso principal cartão postal. Queremos uma cidade mais limpa e bonita, não apenas para quem vem nos visitar, mas para todos os porto-alegrenses.

Com o projeto indicativo proposto pelo Vereador Ramiro Rosario, a Prefeitura de Porto Alegre poderá efetuar pequenos reparos e pinturas com tinta antipichação em locais públicos e privados, de modo que haja uma melhora significativa no ambiente urbano.

Como o projeto irá funcionar:

1 - Um projeto de lei será encaminhado para que a Câmara de Vereadores autorize a Prefeitura a executar pequenos reparos e pintura em prédios públicos e privados.

2 - Depois de regulamentada a lei, a prefeitura irá escolher os locais que serão beneficiados pelo programa. No projeto indicativo sugerimos que ele inicie pela Av. Farrapos, pois se trata de uma das principais entradas da cidade com grande quantidade de prédios históricos que se encontram degradados pelo tempo e por pichações.

3 - A prefeitura licita um fornecer que executará o serviço pelo melhor custo/benefício. 

4 - Os proprietários dos imóveis devem solicitar a sua participação no programa.

 

5 - Aqueles imóveis que fizerem a adesão ao "Rosto da Cidade", terão a sua fachada revitalizada com tinta antipichação, deixando a cidade mais colorida e bonita. 

Veja a simulação de como ficariam os prédios revitalizados.

Justificativa do projeto

   A degradação urbana gera ainda mais degradação. Quando um prédio possui uma janela quebrada, é quase um convite para que vândalos quebrem as demais, até que nenhum vidro mais subsista no prédio. Do mesmo jeito, um prédio com uma pequena pichação se torna um convite para que outras ocorram, até que todo o ambiente se deteriore, afetando a qualidade de vida de quem ali mora e empreende.


   O ciclo vicioso da degradação precisa ser combatido pela melhoria na forma como a cidade se apresenta a quem por ela transita, se agindo estrategicamente para evitar pequenos danos e concertar imediatamente quando os problemas ocorrem. Buscamos, assim, quebrar esse ciclo e instaurar um novo, agora virtuoso, no qual o ambiente urbano seja um pano de fundo no qual se desenvolva continuamente uma vida mais plena em nossa cidade.


   O projeto Rosto da Cidade, aqui apresentado, foi concebido e executado pelo Governo Municipal de Curitiba, capital do Paraná, e teve bons resultados para melhora da qualidade de vida da população e do desenvolvimento de novos negócios na cidade. Por meio deste indicativo, buscamos que esta política pública seja adotada pelo governo municipal de Porto Alegre, e sejam feitos, com ajuda da iniciativa privada, uma melhoria constante nos prédios públicos e privados da nossa capital.

Baixe aqui o conteúdo completo do projeto indicativo:

porto-alegre-colorida 2.jpg

Gostou do projeto? Compartilhe suas críticas e sugestões com a nossa equipe:

LOGO_RDC_color-01.png

WhatsApp

E-mail 

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram