top of page

Lançada licitação para obra de combate a alagamentos na Vila Farrapos


A prefeitura publicou em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa - página 2) dessa quinta-feira, 23, a abertura de licitação para contratar a empresa responsável pela  obra de substituição do emissário de interligação da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) Vila Farrapos, na rua Jaime Tolpolar, com a de número 5, na Voluntários da Pátria. O prazo para execução, após terminada a  licitação, será de 12 meses, e o investimento previsto é de R$ 2.386.743,03. A sessão pública para abertura dos envelopes com as propostas dos interessados será no dia 12 de agosto,às 14h, na Sala de Licitações, na rua Siqueira Campos, 1.300, 3º andar, sala 301 - Centro Histórico.


“Esta obra é fundamental para minimizar os alagamentos na região. A rede a ser substituída está quebrada, assoreada e sem funcionalidade", diz o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen. Segundo ele, serão construídos 342 metros de novas galerias em concreto pré-moldado, de 2 metros por 2 metros de diâmetro, para dobrar a capacidade da rede do emissário. 


Durante vistoria por técnicos da prefeitura, foi constatado que as operações de limpeza e desobstrução do emissário são dificultadas porque ele está em área particular. A opção foi fazer a obra de substituição no leito da rua Júlio Castilhos de Azevedo, o que facilitará a manutenção da rede quando necessário. Quando concluídos os serviços, será feito o calçamento de 1,5 metro de largura do lado Norte da rua e em parte do lado Sul, totalizando 360 metros de extensão. Também serão refeitos 38 metros de meio-fio que estão desalinhados ou danificados.  


"Na Secretaria de Serviços Urbanos, nossa gestão combateu a corrupção do extinto DEP e incorporou a manutenção e a operação das casas de bombas ao DMAE. Ampliamos os serviços e qualificamos muito o combate aos alagamentos na Vila Farrapos e Humaitá. Para terminar com alguns alagamentos, porém, obras maiores são necessárias. É nisso que a prefeitura está avançando com esta licitação", afirmou o vereador e ex-secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

A Ebap Vila Farrapos está passando atualmente por reforma predial, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Desde que incorporou os serviços de manutenção das redes pluviais, há 14 meses, o Dmae vem fazendo a conservação e modernização das Ebaps, construídas em sua maioria na década de 1970. A Ebap 6, próxima à Freeway, está pronta, e as ações nas estações 1, 16 e 17 estão em andamento.

321 visualizações0 comentário
bottom of page