top of page

Bairros Higienópolis e São João terão reforço na segurança pública

Inclusão do Colégio Pastor Dohms na Patrulha Escolar, instalação de mais câmeras e inserção dos moradores em grupo de WhatsApp com a Brigada Militar foram as medidas concretas da reunião promovida pelo vereador Ramiro Rosário


Encontro inédito sobre segurança foi promovido por Ramiro Rosário no Colégio Pastor Dohms, na Zona Norte da Capital

Os moradores dos bairros Higienópolis e São João, da Zona Norte de Porto Alegre, estiveram frente a frente com a Brigada Militar e a Secretaria Municipal de Segurança na noite desta quinta-feira, 10. A realização da primeira reunião dessas comunidades com os órgãos de segurança foi promovida pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB). Como resultado concreto, o Colégio Pastor Dohms, onde foi realizado o encontro, foi incluído na Patrulha Escolar do 11º BPM, batalhão da Brigada Militar responsável pela polícia ostensiva e a preservação da ordem pública em 24 bairros da Zona Norte da Capital. O diretor do colégio, professor Waldir Werner Scheuermann, comemorou a novidade. “Isso certamente vai trazer mais segurança a toda a nossa comunidade escolar e também à vizinhança”, afirmou. O Capitão Rocha, do 11º BPM, disse que a Patrulha Escolar do batalhão cuida de 96 escolas com uma ronda exclusiva.


Outra iniciativa acertada na reunião foi a intenção do Colégio Pastor Dohms e do Condomínio Vergeis em integrar as suas câmeras – e talvez instalar outras – ao sistema de monitoramento municipal e estadual, com acesso direto da Brigada Militar. Essas novas câmeras irão reforçar as 18 câmeras de monitoramento nos bairros São João (11) e Higienópolis (7). O Capitão Rocha disse que outras três estão sendo instaladas. “As câmeras auxiliam muito a ação das polícias, pois facilitam o trabalho de prevenção”, observou, lembrando o projeto "Vigilância Colaborativa", desenvolvido pela associação do bairro Auxiliadora, que também é atendida pelo 11º BPM.


Segundo o policial, as ocorrências do bairro têm apresentado queda, mas ainda preocupam. A região é alvo de roubos e furtos de carros, que acabam trazendo prejuízos de patrimônio aos moradores. O Capitão Rocha citou que, em janeiro do ano passado, ocorreram sete roubos de veículos na região, contra apenas um esse ano. “O ideal, claro, é termos nenhum roubo”, completou.

Pela primeira vez, Brigada Militar e Secretaria Municipal de Segurança estiveram frente a frente com os moradores dos bairros Higienópolis e São João

Ramiro ainda pediu que os moradores sejam incluídos em um grupo de WhatsApp com a participação do 11º BPM. O pedido foi plenamente atendido. Quem quiser ingressar neste grupo, pode pedir pelo WhatsApp do gabinete do vereador (51) 980645678.


LED, PLANO DIRETOR E PODAS

O vereador comemorou as iniciativas práticas tomadas na reunião e prometeu realizar novos encontros com a comunidade. Ramiro citou a instalação de lâmpadas LED em toda a cidade, concedida e contratada pela gestão passada, que vai aos poucos trazer uma maior segurança a todas as ruas da região. Também pediu atenção dos moradores à discussão do Plano Diretor de Porto Alegre, que vai ocorrer no próximo ano. “Esse debate é importante para criar regras que melhorem o fluxo de pessoas nos bairros, trazendo mais segurança”, afirmou.


O secretário-adjunto da Segurança Pública, Major Gelson Guarda, disse que a Guarda Municipal tem o mapeamento completo da criminalidade nos bairros. “Sabemos onde os problemas são maiores e estamos agindo em conjunto com a Brigada Militar para diminuir as ocorrências”.


Os moradores ainda solicitaram um incremento nas podas das árvores dos bairros. “Como secretário, fiquei conhecido como Ramiro motosserra, porque aumentei em quatro vezes a quantidade de podas na cidade. Vou pedir que a prefeitura faça um reforço neste trabalho nos bairros”, respondeu o vereador.


Texto: Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)

bottom of page