top of page

Prefeitura amplia o manejo de vegetais durante a pandemia


Equipes de Manejo Arbóreo (EMA) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) têm aproveitado a redução da circulação de veículos, além dos estacionados, para execução de serviços necessários envolvendo vegetais da cidade. Vias como a Fernando Machado, Felix da Cunha e Pernambuco recebem intervenções de afastamento de redes, de luminárias e de fachadas prediais, levantamento de copas baixas e remoção de vegetais que apresentem algum risco à população. Pelo menos três equipes começaram os serviços no início desta semana e seguem até que a movimentação de veículos e pessoas retome a normalidade.

"Com os cuidados indicados pelos órgãos de saúde e respeitando os decretos municipais, as equipes dos Serviços Urbanos seguem atuando, em toda a cidade, nos serviços essenciais. As Equipes de Manejo Arbóreo estão acelerando os serviços devido à diminuição considerável no tráfego das ruas e avenidas da Capital, pela necessidade evidente da quarentena realizada pela população, a fim de preservar a saúde de todos nós. Estes serviços contribuem para a segurança de condutores e pedestres”, afirma a atual titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Luciane Freitas.

Atendimentos mensais - Desde 2015, Porto Alegre não tinha contrato terceirizado para os serviços de podas e supressões de árvores. A SMSUrb ressalta que atingiu a média de 1,8 mil atendimentos mensais relativos a esses serviços. Antes do novo contrato, iniciado em junho de 2018, esse número era de 400. Esta melhora ocorreu em virtude da ampliação de sete para 15 equipes, possibilitando o atendimento ampliado e mais ágil dos casos de urgência e emergência e que envolvam quedas de árvores em Porto Alegre.

Todas as demandas de manejo arbóreo devem ser registradas pelo Sistema Fala Porto Alegre 156 ou pelo aplicativo #EuFaçoPOA para que os técnicos tomem conhecimento dos casos e possam agendar vistorias e futuras intervenções. Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto: Jackson Lagoas

Foto: Cristine Rochol / PMPA

6 visualizações0 comentário
bottom of page