top of page

Porto Alegre mantém serviços essenciais de manutenção e zeladoria


Mesmo com todas as dificuldades provocadas pela pandemia do coronavírus, todos os serviços essenciais de manutenção e zeladoria prestados à população pela Prefeitura de Porto Alegre estão mantidos. A informação é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Entre as atividades estão os consertos do parque de iluminação, executados pela Coordenação de Iluminação Pública (CIP), a manutenção do mobiliário e equipamento de parques e praças, pela Unidade de Conservação e Manutenção (UCM), as podas e supressão de árvores, feitas pela Equipe de Manejo Arbóreo (EMA), e a operação das autarquias sob o guarda-chuva da SMSUrb: Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Cada setor realizou adequações técnicas para que as equipes sigam os trabalhos. "Seguindo as orientações do prefeito Marchezan e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adotamos as medidas de restrição e trabalho remoto para aqueles servidores que têm condições de assim fazer e mantemos todos os trabalhos operacionais em funcionamento. Às equipes que seguem nas ruas, todo o nosso reconhecimento e agradecimento pela esmero naquilo que é essencial para que a cidade não pare, especialmente em tempos de dificuldades”, afirma o secretário Ramiro Rosário.

O tratamento e fornecimento de água, bem como a manutenção de esgotos cloacal e pluvial, executados pelo Dmae, continuam em operação. Da mesma forma, as ações de limpeza urbana, varrição, corte de grama e coleta de resíduos, realizadas pelo DMLU, ocorrem conforme o cronograma normal. Também seguem as atividades de fiscalização das coletas e de descartes irregulares e terrenos baldios com resíduos, bem como estão abertas e recebendo resíduos as oito Unidades de Destino Certo (UDCs - Ecopontos).

Além disso, as equipes do DMLU ampliaram, desde o início desta semana, as operações de limpeza e desinfecção de paradas de ônibus, sanitários públicos, entre outros espaços de grande circulação de pessoas na Capital. Está sendo utilizada água sanitária para limpar corrimões e outros mobiliários, além de água e sabão, com o auxílio de caminhões-pipas, para lavar paradas de ônibus em diversos pontos da cidade, especialmente, na região central, que é onde se concentra a maior movimentação. Saiba mais.

Servidores - Com relação aos funcionários, equipes essenciais para a operação destes serviços são mantidas com a determinação de extremos cuidados de saúde e higiene e o uso dos Equipamentos de Segurança Individual (EPIs). Parte das equipes administrativo-financeiras da CIP, UCM, EMA e DMLU poderá realizar as atividades remotamente em casa e funcionários que fazem parte do grupo de risco, tendo mais de 60 anos ou problemas de saúde, também foram liberados. Grande parte dos serviços é realizado de forma terceirizada e, portanto, a Secretaria também trabalha no controle e fiscalização das prestadoras de serviços para que ampliem as medidas de higienização e prevenção do Covid-19.

Solicitações de serviços - Todos os serviços de zeladoria podem ser solicitados aos setores competentes de forma remota, seja por meio do Sistema Fala Porto Alegre - fone 156, pelo aplicativo de celular #EuFaçoPOA ou pelo site 156. As demandas são recebidas e encaminhadas aos técnicos e cada caso é avaliado pelos profissionais para programação do atendimento.

Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Texto: Rafaela Redin

24 visualizações0 comentário
bottom of page