Uma grande ação de substituição de redes pluviais está sendo realizada na rua Dom Luiz Guanella, na Vila Ipiranga. Pelo menos 270 metros já foram reconstruídos e, desde o dia 4 , ocorrem os serviços de reconstrução de mais 200 metros. Por se tratar de uma rede de aproximadamente 50 anos, que nunca recebeu a manutenção adequada, vários trechos apresentavam erosões, causando buracos na calçada. Para estas intervenções, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prevê a aplicação de R$ 381 mil em recursos próprios. O andamento dos serviços depende de condições climáticas favoráveis. A segunda etapa, que começou na semana passada, ocorre na quadra entre as ruas Alberto Silva e das Caravelas. Com a implantação de tubulações de 30 centímetros de diâmetro, reconstrução de seis poços de visita (bueiro de acesso e interligação de redes) e seis bocas de lobo, a previsão de conclusão é 20 de março.
Já a primeira etapa ocorreu em trechos entre os números 520 e 640 da via, de 13 de novembro de 2019 até 7 de fevereiro. Os serviços contemplaram tubulações novas em pead e concreto de diversos diâmetros, como 30, 40 e 60 centímetros. Foram reconstruídos 12 poços de visita e construídas duas novas bocas de lobo, além da manutenção das antigas. Também houve a substituição de uma travessia com a avenida Benno Mentz e a construção de uma nova travessia próximo ao número 670, a fim de ajustar o fluxo das águas e evitar rompimentos no sistema pluvial. Para as ações, o Dmae contou com o apoio da Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) no trato de duas árvores. O restante da rede no trecho foi hidrojateada.
Reconstruções - O contrato de reconstruções pluviais teve início em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e, hoje, está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o início do contrato até o momento, 120 intervenções foram concluídas pelas equipes terceirizadas e outras oito estão em andamento.
Redes pluviais - As canalizações destinadas às águas da chuva têm grande dimensão e estão localizadas nas vias de rodagem de veículos e também em calçadas. Além das obstruções e rompimentos em alguns trechos devido à antiguidade das canalizações pluviais, é comum que elas sejam impactadas por redes de outras empresas, como concessionárias de gás e energia, além de raízes de árvores. Devido a essas características, a manutenção pode envolver outras instituições e necessitar agendamento de outras ações, como supressão de vegetais e apoio de equipes das empresas de energia e de gás, por exemplo. Informações do Dmae: Fone 156, opção 2 Chat - centraldmae.procempa.com.br/chat Twitter - twitter.com/DMAEPOA Facebook - www.facebook.com/DmaePortoAlegre Correio Geral - dmae@dmae.prefpoa.com.br
Texto de: Rafaela Redin Edição de: Taís Dimer Dihl
Foto: Cristine Rochol/PMPA