top of page

Portão 14 do Sistema Contra Inundações começa a ser reformado


As comportas e os portões do Sistema de Proteção Contra Inundações, às margens do Lago Guaíba, já começaram a ser reformados. Neste sábado, 8, foram iniciados os serviços na avenida Castelo Branco, próximo ao shopping DC Navegantes. A via ficará bloqueada. O serviço prossegue neste domingo, 9.

Desde 2019, a pedido do prefeito Nelson Marchezan Júnior, vem sendo realizado um estudo sobre o muro da avenida Mauá. Um grupo de trabalho (GT) será nomeado na próxima semana e terá dez dias úteis para apresentar ao prefeito as alternativas viáveis, técnica e economicamente, para que o sistema tenha a segurança garantida.

Dos 14 portões que compõem o Sistema de Proteção Contra Inundações, 12 passarão por reparos, como limpeza geral do entorno, pintura, lubrificação, raspagem de pontos oxidados e substituição de partes não recuperáveis. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é o responsável pela execução, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), que desde 2017 realiza esses trabalhos. As intervenções serão feitas pela empresa Bombas Sinos, pelo valor de R$ 416.699,00. Os serviços tiveram início no último dia 20 de janeiro, e três dos equipamentos, no muro da Mauá, já estão recuperados (portões 5, 6 e 7).

O diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, destaca que, enquanto não houver uma nova alternativa para o muro, o Departamento fará a manutenção preventiva. O secretário de Serviços Úrbanos, Ramiro Rosário, visitou as obras na manhã deste sábado, 8. Confira o mapa dos portões aqui.

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, durante a execução do trabalho, a partir das 8h deste sábado e domingo, a rua João Moreira Maciel será bloqueada no acesso da avenida Voluntários da Pátria, próximo ao DC Navegantes. O fluxo de veículos na João Moreira Maciel nos sentidos Parque Náutico e Cais Mauá será mantido. Serão sinalizados os acessos seguros para pedestres e veículos.

Muro da Mauá - Construído no início dos anos 1970, possui 2.647 metros de comprimento, e sua parte visível acima do solo, em concreto armado, tem 3 metros de altura. Situado às margens do Guaíba, faz parte do Sistema de Proteção Contra Inundações.

Sistema pluvial - Desde 1º de maio de 2019, os serviços de manutenção da drenagem pluvial foram incorporados ao Dmae. Assim, 100% da tarifa paga pela coleta de esgoto da rede mista ficaram garantidos para aplicação exclusiva em contratos e trabalhos de drenagem, agilizando o atendimento à população.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Aline Antunes Coelho e Rafaela Redin

11 visualizações0 comentário
bottom of page