top of page

Chegada de 2020 é celebrada na Orla por cerca de 160 mil pessoas


O Réveillon 2020 POA Pra Frente, Feliz Ano Novo Pra Gente atraiu uma multidão em torno de 160 mil de pessoas à Orla Moacyr Scliar, na noite dessa terça-feira, 31, para celebrar a chegada do novo ano. À meia-noite, o céu foi iluminado por uma queima de fogos, que durou em torno de dez minutos. Foi utilizada 1,5 tonelada de material pirotécnico que produz efeitos de luz e cor sem poluição sonora, de acordo com a redução de barulho exigida pela lei estadual. O show de luzes foi executado pela empresa Cia. dos Fogos, com trilha musical criada especialmente pela DJ Letícia Sartoretto - uma novidade desta edição da festa.

Entre as atrações, estiveram food trucks, beer trucks e a tenda Recanto Místico. Além de música eletrônica, a cena musical reuniu performances da cantora mineira Gisa Nunez, e a escola Imperadores do Samba espalhou o ritmo carnavalesco pela Orla. A dupla Cesar Oliveira e Rogério Melo e a representante gaúcha na final do The Voice Kids 2019, Luiza Barbosa, também empolgaram a plateia. No final, a Casa Ramil exibiu vocais e arranjos tradicionais da família de musicistas. A apresentação dos vencedores do 14° Festival de Música de Porto Alegre, que estava prevista para as 18h, teve de ser cancelada por causa das condições do tempo e ficou transferida para a Semana de Porto Alegre.

O Réveillon 2020 POA Pra Frente, Feliz Ano Novo Pra Gente foi realizado com recursos da prefeitura e da iniciativa privada. “É importante esclarecer que estamos devolvendo mais um evento à Capital sem prejudicar os cofres públicos e com grande auxílio de empresas", enfatiza o prefeito Nelson Marchezan Júnior. Para o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, a festa resgata a autoestima dos porto-alegrenses. “Emociona ver um mar de pessoas celebrando a chegada do novo ano com familiares e amigos num dos principais cartões-postais da cidade. O Réveillon foi devolvido à comunidade e retorna para ficar”, afirma.

Pelo segundo ano consecutivo, a família da doméstica Lurdes Brito de Souza passou a virada do ano na Orla do Guaíba. Ela foi com os filhos, pais e primos. "A festa está ótima, os fogos foram lindos", disse ela, que é moradora da Zona Sul da Capital. O casal Laura Pimenta e Kleiton Silva também aprovou o réveillon e se surpreendeu com a quantidade de famílias e crianças. "É uma festa para todo mundo", comentou Laura.

Estrutura e limpeza - Um total de 500 servidores municipais e estaduais se envolveu na operação. A Guarda Municipal garantiu segurança em conjunto com o 9° Batalhão da Brigada Militar (Comando de Policiamento da Capital). A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) organizou e fiscalizou o trânsito do entorno desde às 8h, e a Secretaria Municipal da Saúde levou sua unidade móvel para eventuais atendimentos, em parceria com a Associação Hospitalar Vila Nova. O Corpo de Bombeiros e o Samu também estiveram presentes. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fiscalizou os ambulantes.

Para garantir a limpeza do local, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) reforçou a equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e, durante a festa, foram disponibilizados 50 tonéis em todas as áreas do evento - 25 a mais que no ano passado. Pela primeira vez, 30 contêineres da coleta automatizada estiveram dispostos no canteiro central da avenida Presidente João Goulart.

A Orla Moacyr Scliar é adotada pela Uber, que tem a responsabilidade de manutenção do espaço. No entanto, devido às festividades no local, a prefeitura se encarregou da limpeza. Além dos tonéis e contêineres extras, colocados especialmente para o momento, o trecho 1 da Orla contou com 50 lixeiras duplas (uma com 40 e outra com 20 litros de capacidade), acrescidas de dez contentores triplos extras (com capacidade de até 240 litros cada) nos finais de semana. A partir das 6h30 desta quarta-feira, 1º, pelo menos 40 garis (dez a mais que em 2019) farão a limpeza da Orla. Para o recolhimento de resíduos de outros bairros, como a Cidade Baixa, 20 garis iniciarão o trabalho às 8h.

O Réveillon 2020 POA é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, com apoio da Federação Afro Umbandista e Espiritualista, Associação de Gastronomia Itinerante do Rio Grande do Sul, Sheik Burguer, Restaurante 360, Rede Master Hotéis, Porto Alegre 10 Turismo, Noiva do Caí II Turismo, Cisne Branco e Hub Final. O patrocínio é da Companhia Zaffari, Caixa e do Governo Federal Pátria Brasil.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Maria Ana Krack/PMPA

Texto de: Gonçalo Valduga e Lissandra Mendonça

4 visualizações0 comentário
bottom of page