top of page

Lago do Parcão recebe água para melhorar oxigenação do local


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) está colocando cerca de 40 mil litros de água no lago do Parque Moinhos de Vento (Parcão) na tarde desta segunda-feira, 30. A medida foi tomada por causa do tempo seco.

“No final de 2018, a Smams realizou esta mesma ação. O objetivo é melhorar a oxigenação da água e preencher o nível do lago”, explica o secretário da pasta, Germano Bremm. A falta de chuvas provoca o processo de eutrofização, devido ao grande aporte de nutrientes, como nitrogênio e fósforo. Eles induzem uma alta geração de biomassa de produtores primários (algas).

Paralelamente, a Smams está trabalha em um projeto para solucionar a questão, em parceria com a iniciativa privada. “A intervenção vem sendo tratada com as empresas adotantes do espaço, as quais assinalaram positivamente quanto a essa parceria, que engloba uma ação não prevista no termo de adoção e seria uma benfeitoria extra”, afirma Bremm. A Equipe de Fauna Silvestre da Smams vem monitorando os animais que vivem no lago e dará continuidade a este trabalho.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Sérgio Louruz /SMAMS PMPA Texto de: Aline Czarnobay

5 visualizações0 comentário
bottom of page