top of page

Autorizado cercamento de praça para obras do Arroio Areia


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) autorizou o início do cercamento temporário da Praça Fortunato Pimentel para que sejam realizados serviços preliminares à obra do reservatório de amortecimento R9. A iniciativa integra o projeto de ampliação do sistema de macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Arroio Areia. Realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), esta é a maior obra de macrodrenagem da história de Porto Alegre. Após a sua conclusão da obra, a praça será reurbanizada e devolvida para uso da população.

Obras de Macrodrenagem do Arroio Areia - Os trabalhos de ampliação do sistema de macrodrenagem do Arroio Areia objetivam amenizar alagamentos e acúmulos de água nas regiões. Englobam 26 intervenções, o maior conjunto de obras de drenagem da história recente de Porto Alegre, e têm investimento da União de R$ 107,2 milhões. Os recursos, a fundo perdido, são provenientes do Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais, o chamado PAC Prevenção, com uma contrapartida financeira de R$ 1,3 milhão da prefeitura.

Iniciadas em junho de 2018, possuem atualmente quatro obras em andamento: os reservatórios R1 - Praça Lopes Trovão (com capacidade de 6.852,38 m³) ,e R2 - Praça Francisco Guerra Blessman (com capacidade de 7.678,22 m³); e as obras lineares F1 - da Plínio Brasil Milano, seguindo pela rua Cacequi e rua Veranópolis até proximidades da viela Santo André, e C1 – da rua Anita Garibaldi, entre as ruas Azevedo Sodré, Libero Badaró e Desembargador J. B. de Medeiros.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Mariana Kruse e Isabel Lermen Foto: Rodrigo Caberlon / SMIM / PMPA

7 visualizações0 comentário
bottom of page