top of page

Prefeitura diminui altura de grades da Fonte Talavera


Um dos símbolos históricos da Capital volta aos poucos a ser um espaço de contemplação de todos os porto-alegrenses e turistas. Isso porque as grades de aproximadamente dois metros de altura que cercavam a Fonte Talavera de la Reina, localizada em frente ao Paço Municipal, no Centro Histórico, estão sendo parcialmente removidas pela prefeitura. Pelo menos quatro funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) trabalharam desde essa quinta, 28, e seguem nesta sexta-feira, 29, na retirada do metal.

"Eu gosto muito das pequenas ações que causam impacto no cotidiano da cidade. Há muitos anos, vândalos quebraram a Fonte. Na época, encontraram como solução a construção de uma grade que escondia a beleza da obra e do prédio da prefeitura. Hoje, estamos retirando a grade pela metade para devolver a paisagem deste espaço a todos", afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Conforme Rosário, entre os motivos que levaram à remoção parcial do gradeamento estão a forte presença da Guarda Municipal e o cercamento eletrônico do local, o que ajuda a coibir ou identificar possíveis atos de vandalismo. Por este motivo, há estudos sobre a implantação de paisagismo e a remoção completa da grade.

A Fonte - Instalada na Praça Montevidéu, a Fonte Talavera de la Reina, nome de uma cidade na Espanha, foi presenteada pela Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos, no centenário da Revolução Farroupilha, em 1935. A obra foi criada pelo ceramista talaverano Juan Ruiz de Luna, no ano de 1855. Tombada como patrimônio do município em 1979, em 2000, passou pelo primeiro processo de restauração, com pintura e recuperação de partes quebradas. Porém, em junho de 2005, foi danificada durante uma manifestação de carroceiros, tendo a cuba superior quebrada quando um manifestante subiu indevidamente na fonte. A reforma iniciou em outubro de 2007, quando novas peças vieram da Espanha e houve a substituição completa da cuba. A peça original, quebrada, encontra-se atualmente em exposição no subsolo da Prefeitura Municipal. A obra de restauração foi concluída em 2008 e, desde então, a grade cerca o local.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Rafaela Redin

Foto: Alex Rocha/PMPA

8 visualizações0 comentário
bottom of page