top of page

Ecoponto Móvel coleta uma tonelada de resíduos na Vila Nova


O Ecoponto Móvel instalado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) no último sábado, 23, na Vila Nova, recolheu 1,06 tonelada de material. A estrutura foi montada no Centro de Eventos Ervino Besson, localizado na avenida João Salomoni, 1340, e recebeu diversos tipos de materiais que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU - domiciliar e seletiva. A maior quantidade de resíduo descartado foi no contêiner que recebia diversos tipos de volumes, como madeira, móveis velhos e colchões, sendo coletado um total de 680 quilos de materiais. Já na coleta de recicláveis, foram recebidos 380 quilos. “Esta é uma alternativa que estamos testando para aumentar a abrangência dos serviços prestados, visto que não temos estrutura física de Ecoponto na região”, explica o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza. O Ecoponto Móvel é um projeto novo, ainda em fase de teste, e tem o objetivo de atender inicialmente regiões da cidade carentes do serviço prestado pelas oito Unidades de Destino Certo (UDCs), também conhecidas como Ecopontos. No Ecoponto Móvel, são disponibilizados quatro contêineres que recebem resíduos normalmente aceitos nas UDCs. Os materiais têm a destinação adequada para reaproveitamento, reciclagem e redução dos resíduos encaminhados ao aterro sanitário.

Dois servidores orientam a atividade, que conta com quatro contêineres para que, ao proceder o descarte, a população já efetue a respectiva separação ambientalmente correta do material. Ao final da ação, os contêineres são imediatamente removidos com apoio de um caminhão poliguindaste e outro roll on roll off, permitindo que o espaço utilizado retorne ao seu uso pela comunidade.

Da mesma forma que nas unidades fixas dos Ecopontos, não são aceitos resíduos orgânicos ou perigosos, como lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos. Como esses pontos se destinam apenas a pequenos geradores, não são aceitos descartes maiores do que um metro cúbico, o equivalente a dez sacos de cem litros ou mais do que quatro pneus por pessoa.

Para conhecer onde estão localizadas as nove unidades dos Ecopontos, clique aqui. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Maria Ana Krack/PMPA Texto de: Raquel Beraldin (estagiária)/Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

3 visualizações0 comentário
bottom of page