top of page

No Dia da Água, DMLU indica Pontos de Entrega de Óleo de Fritura


Em alusão ao Dia Municipal da Água, que será celebrado neste sábado, 5, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) destaca a importância dos Postos de Entrega de Óleo de Fritura (Peof) distribuídos pela cidade.

“Os postos são importantíssimos para evitarmos a contaminação da água, visto que apenas um litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Precisamos da adesão cada vez maior da população ao descarte correto do óleo de fritura”, destaca o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza.

Por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre ela, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados em pias ou vasos sanitários, que são redes coletoras de esgoto. Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio.

Por meio de convênio, o óleo recolhido nos Peofs são transformados em biodiesel, dando um destino ambientalmente correto ao resíduo. Recomenda-se colocar o óleo em recipientes como garrafas de plástico ou vidro para entregá-lo em um desses pontos. Para acessar os 66 locais onde pode ser entregue o óleo de fritura, clique aqui. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Adriana Machado Foto: Cristine Rochol/PMPA

23 visualizações0 comentário
bottom of page