top of page

Consórcio IP Sul está habilitado para gerir a Iluminação Pública


O Consórcio IP Sul, vencedor do leilão para a concessão do serviço de iluminação pública de Porto Alegre, teve sua habilitação publicada no Diário Oficial (Dopa) desta sexta-feira, 4. No leilão, ocorrido na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, o consórcio venceu apresentando o lance de R$ 1,745 milhão, o que representou uma redução de mais de 45% em relação ao valor máximo estabelecido inicialmente na licitação. O edital, construído em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê a troca dos mais de 100 mil pontos de iluminação por lâmpadas de LED, o que vai gerar uma economia de cerca de 50%. A duração do contrato é de 20 anos.

Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a população será a mais beneficiada com a mudança. “Uma boa iluminação traz mais segurança, bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. Porto Alegre vive um momento de quebra de paradigmas e este é mais um passo que estamos dando para o futuro da nossa Capital”, enfatiza. Após a etapa de habilitação, existem outros prazos legais de recurso que devem ser respeitados. Passados esses trâmites, o resultado será homologado. A previsão de assinatura do contrato entre Prefeitura, BNDES e o consórcio vencedor é até o final do ano. "As etapas pós-licitação de uma contratação expressiva como a da Iluminação Pública de Porto Alegre são sempre trabalhosas, porém devem ser cumpridas com precisão cirúrgica para que o resultado entregue à população, além de benéfico em termos de interesse público, respeite plenamente a legislação vigente”, destaca o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro.

A concessionária também será responsável pela expansão dos serviços de iluminação. Cabe ressaltar que no contrato a prefeitura ficará como gestora, avaliando a performance do concessionário. Para o cidadão, por sua vez, o serviço se reflete em redução de acidentes noturnos, do impacto ambiental, em requalificação de áreas de convivência, maior sensação de segurança e bem-estar, eficiência na manutenção e economia de luz.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA Texto de: Aline Rimolo

#VereadordePortoAlegre #Iluminaçãopública #PPP #Parceriapúblicoprivada #RamiroRosário #IluminaçãoPúblicaPortoAlegre #PortoAlegre #Partenon #CentroHistóricoPortoAlegre #Sarandi #Restinga #MeninoDeus #LombadoPinheiro #Cristal #Petrópolis #SantaRosadeLima #RubemBerta #VilaNova #CidadeBaixa #SãoJosé #PassoDAreia #Tristeza #SantaTereza #CristoRedentor #Santana #Floresta #QuartoDistrito #Teresópolis #Cavalhada #SantoAntônio #BomJesus #PassodasPedras #VilaIpiranga #JardimLeopoldina #JardimItúSabará #JardimBotânico #JardimCarvalho #JardimLindóia #VilaJardim #MárioQuintana #Medianeira #Higienópolis #Independência #Glória #BomFim #SantaCecilia #Camaquã #CoronelAparícioBorges #Auxiliadora #Nonoai #RioBranco #TrêsFigueiras #BelémNovo #MorroSantana #Hípica #Ipanema #Agronomia #MoinhosdeVento #Navegantes #BelémVelho #JardimItuSabará #VilaJoãoPessoa #VilaFarrapos #SãoGeraldo #VilaAssunção #TapeteVerde #Guarujá #Cascata #Lami #VilaFloresta #ParqueMadepinho #JardimdoSalso #VilaCoima #PraiadeBelas #CampoNovo #Urubatan #ParqueSantaFé #PontaGrossa #Azenha #ProtásioAlves #SãoSebastião #Serraria #BoaVista #IlhadaPintada #ChapéudoSol #EspíritoSanto #JardimdasPalmeiras #SantaMariaGoretti #PedraRedonda #SãoCaetano #BeloHorizonte #BelaVista #SãoJoão #IlhaGrandedosMarinheiros #ViladosIndustriários #JardimFloresta #Lageado #Farroupilha #Anchieta #BoaVistadoSul #IlhadasFlores #MontSerrat

20 visualizações0 comentário
bottom of page