top of page

Dmlu realiza Tour de Resíduos com universitários


O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou nessa quinta-feira, 26, o Tour dos Resíduos para estudantes da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A ação teve como objetivo mostrar os serviços oferecidos pelo Departamento e trabalhar a educação ambiental em conjunto com os universitários, sensibilizando sobre a necessidade da separação correta de resíduos e a sustentabilidade.

Cerca de 20 pessoas participaram do tour, que visitou a Estação Integrada instalada na Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Cantinho Amigo, seguido por uma parada na Unidade de Destino Certo Princesa Isabel. Por fim, foram visitadas a Estação de Transbordo, a Unidade de Triagem Hospitalar e a Unidade de Triagem e Compostagem da Lomba do Pinheiro. Durante a atividade, também foi abordado o processo de funcionamento da coleta automatizada e a questão dos focos de lixo em Porto Alegre.

Os técnicos do DMLU esclareceram questões como a segregação de diversos tipos de materiais, o processo de compostagem e o caminho que o resíduo percorre até o destino final, no aterro sanitário de Minas do Leão. “O tour mostra toda a preocupação do Departamento com a limpeza da cidade. Todo o cidadão deveria conhecer essas iniciativas e o trabalho feito pelo DMLU”, diz o aluno da Ulbra, Francisco Pereira.

"Atividades como essa são necessárias para que as pessoas saibam como é feita a destinação dos resíduos que geram. O departamento desenvolve uma série de projetos e busca trabalhar questões ambientais com seus diversos públicos, já que muitas pessoas desconhecem como a gestão correta dos resíduos é relevante e necessária para a limpeza urbana e para o ambiente”, ressalta o diretor-geral do Departamento, René José Machado de Souza. Como participar - O objetivo do cronograma desenvolvido pela Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) é de prestar esclarecimentos à população sobre o gerenciamento de resíduos. Escolas, universidades e interessados em palestras, atividades e passeios de educação ambiental podem solicitar participação pelo e-mail cgea@portoalegre.rs.gov.br. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Raquel Beraldin/DMLU PMPA Texto de: Raquel Beraldin (estagiária) / Supervisão: Andiara Freitas

6 visualizações0 comentário
bottom of page