top of page

Banco Mundial apresenta estudo para melhorias no 4º Distrito


A partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura, o Banco Mundial e a consultoria Steer, foi concluído o primeiro diagnóstico de um estudo de transformação urbana e financiamento de infraestrutura para o 4º Distrito de Porto Alegre. O resultado foi apresentado ao vice-prefeito Gustavo Paim nesta quarta-feira, 3, em videoconferência. Nesta etapa inicial, foram abordados aspectos como a segurança no local, potencial de empreendimentos e crescimento econômico, regras sobre o mobiliário urbano, necessidades de drenagem e análise de finanças municipais. A região compreende os bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos. Em novembro do ano passado, em viagem a Washington (EUA), o prefeito Nelson Marchezan Júnior já havia recebido do Banco Mundial a confirmação de um aporte de US$ 30 milhões para apoio a um plano de desenvolvimento do 4º Distrito. Os recursos deverão ser utilizados para a contenção de alagamentos, saneamento e mobilidade urbana.

Sobre a apresentação feita nesta quarta-feira, o vice-prefeito Gustavo Pim diz que foi a primeira entrega de diagnóstico com um material muito rico em dados. "Chama atenção pelo fato de que estamos incluindo a avenida Farrapos, que segmenta o 4º Distrito, não como uma barreira, mas como vetor especial de transformação da região”, afirma.

As próximas etapas do trabalho, que deve prosseguir até outubro, são plano de investimento de capital, gestão e valorização do imobiliário e plano de ações, para que então o Banco Mundial conclua suas recomendações sobre políticas públicas para o território estudado. “Além dos projetos que já pensamos, estamos dispostos a trabalhar no que for necessário para uma boa execução e obtenção de melhores resultados daquilo que já foi diagnosticado pelo Banco Mundial”, diz o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm. Também participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, e representantes das secretarias municipais da Fazenda e de Relações Institucionais.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Ricardo Giusti/PMPA Texto de: Marina Freitas

22 visualizações0 comentário
bottom of page