top of page

Atividades sobre gestão de resíduos marcam o Dia do Gari


Dentro das atividades do Dia do Gari, comemorado nesta quinta-feira, 16, e da abertura da 14ª Semana da Cidade Limpa (16 a 22 de maio), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ministrou, nesta manhã, uma palestra sobre Formação em Gestão de Resíduos, na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase).

A apresentação, oferecida aos funcionários do Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS) da Fase, deu noções sobre a classificação dos resíduos em orgânicos, rejeitos e resíduos recicláveis e a necessidade de separação desses materiais. Também foram abordados os impactos que os resíduos mal acondicionados ou incorretamente destinados provocam no meio ambiente.

De acordo com o palestrante Marcelo da Silva Coimbra, coordenador de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do DMLU, a educação passa por três etapas: conhecimento, conscientização e mudança de atitude. “O objetivo é mostrar para as pessoas o quanto o resíduo mal gestado impacta o meio ambiente”, destaca, enfatizando que cada pessoa é responsável por gerir os seus resíduos.

“Criamos um grupo de trabalho aqui no CIPCS, com o objetivo de sensibilizar os funcionários da importância da separação correta dos resíduos e para que eles se tornem multiplicadores dessa ação com os adolescentes. O DMLU está nos ajudando muito na conquista dessa mudança de comportamento”, declara Angeliza Menezes, enfermeira da Fase.

Ainda nesta quinta-feira, foram entregues informativos na esquina das avenidas Azenha e Ipiranga em homenagem ao Dia do Gari, lembrando a importância deste profissional para a qualidade de vida da população. Um vídeo valorizando a profissão, feito pelo CGEA/DMLU, foi apresentado no início da tarde aos funcionários da Seção Centro do Departamento.

Criada pela Lei Municipal 9.922/2006, a Semana Cidade Limpa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza de ruas, praças, parques, arroios e calçadas que não são públicas. Escolas, empresas, associações de bairros e entidades organizadas são estimuladas, durante as atividades, a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Adriana Machado Foto: Bárbara Sanguin/DMLU PMPA

16 visualizações0 comentário
bottom of page