top of page

Escola do bairro Santana recebe Estação Integrada de Compostagem


O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), implantou nesta terça-feira, 26, uma Estação Integrada de Compostagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ildefonso Gomes, localizada na rua Luiz Manoel, 2, bairro Santana. A ação faz parte do cronograma de atividades da Semana de Porto Alegre, que comemora os 247 anos da Capital.

O objetivo da iniciativa, executada pela Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (Cgea) do DMLU, é proporcionar uma destinação mais adequada aos resíduos orgânicos gerados na instituição, além de aproveitar espaços ociosos. Na escola foram plantadas mudas de alface em uma nova horta instalada, além de serem replantadas mudas de temperos, alecrim e sálvia, que já estavam no local. Na próxima semana será instalada uma composteira para que sejam destinados os resíduos orgânicos gerados na instituição.

A ideia de implantar a Estação partiu de uma das professoras do colégio, Eliza da Costa, que tem trabalhado questões ambientais com os estudantes, buscando sensibilizá-los quanto a importância de gerir os resíduos da forma mais adequada possível. “Nós já tínhamos a horta e para mantê-la acabávamos comprando composto orgânico. Com a composteira, além de produzirmos nosso próprio composto, podemos mostrar para os alunos como é possível aproveitar os materiais orgânicos, de uma forma que é mais útil para nós”, ressalta.

“O fato de uma das professoras da escola ter buscado pelo projeto só mostra que cada vez mais os docentes tem se preocupado em educar ambientalmente seus alunos. Isso reforça a importância de desenvolvermos iniciativas que auxiliem nesse processo de sensibilização, como as Estações Integradas de Compostagem”, afirma o coordenador de Gestão e Educação Ambiental, Marcelo Coimbra.

O intuito do cronograma desenvolvido pela CGEA na Semana de Porto Alegre é prestar esclarecimentos à população sobre o gerenciamento de resíduos. As atividades do DMLU seguem nesta quarta-feira, 27, com o tour dos resíduos. “O momento de comemoração nos remete ao carinho que sentimos por Porto Alegre, e é com a motivação deste sentimento que vamos realizar essas ações de educação ambiental diretamente nas comunidades”, diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Compostagem - É o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Laura Maria/ DMLU / PMPA

Texto de: Laura Maria (estagiária) / Supervisão: Andiara Freitas

8 visualizações0 comentário
bottom of page