Dragagem em casa de bombas retira volume de 800 toneladas


A dragagem do canal de entrada da casa de bombas 6, localizada na avenida dos Estados, 2905 (embaixo do viaduto da Freway), no bairro Anchieta, foi concluída neste mês de fevereiro e alcançou um volume de 800 toneladas de material retirados (lodo e resíduos). O trecho dragado fica ao lado da avenida dos Estados e o canal possui 112 metros de extensão e 11 metros de largura.

A limpeza neste local é importante para possibilitar a captação das águas pluviais que vêm da galeria existente na avenida dos Estados bem como das águas do canal que drena a área do Aeroporto e arredores.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (DMAP), é responsável pela dragagem e desassoreamento de arroios em Porto Alegre. A empresa terceirizada executora do serviço é a F.F Maraskin Projetos, Construções e Incorporações Ltda. O valor do contrato é de R$ 3,475 milhões por um ano de prestação de serviços. Neste contrato já foi dragada também a bacia de retenção de cheias do Parque Marinha do Brasil e atualmente está sendo feita a dragagem do arroio Cavalhada, trecho entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias. Após a conclusão deste serviço, as equipes se deslocarão para dragar o arroio Dilúvio na avenida Ipiranga. Todo o serviço executado pela empresa terceirizada é fiscalizado e acompanhado por técnicos da DMAP.

Serviços – Buscando a transparência das ações e combater irregularidades, a empresa contratada deverá elaborar relatórios fotográficos mensais, além de planilhas com a descrição dos serviços realizados, tipo e quantidade de resíduos gerados, placas dos veículos utilizados no transporte, local de destinação final e rota realizada pelo caminhão até o aterro, comprovada via GPS. O projeto também inova na destinação ambientalmente correta para o lodo que é retirado dos leitos dos arroios, ficando a empresa responsável pela d