top of page

SURB divulga balanço das ações após o downburst que atingiu Porto Alegre


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informa o balanço das atividades realizadas após o evento climático que atingiu Porto Alegre, na última sexta-feira, 9, quando uma forte chuva acompanhada de rajadas de 80Km/h causou diversos transtornos, principalmente nas áreas centrais da cidade. O episódio, que foi de curta duração, originou pelo menos 70 atendimentos da Divisão de Podas e Supressões, responsável por atender casos que envolvem árvores, galhos e troncos que atingiram fiações e também bloquearam vias. Pelo menos cinco equipes, totalizando 25 profissionais, trabalharam durante o feriado de carnaval para concluir as demandas mais urgentes, possibilitando a retomada da normalidade da circulação viária.

Já o DMLU destacou um total de 205 servidores que, revezados por turnos, realizaram a coleta e a limpeza das 73 toneladas de materiais decorrentes principalmente da arborização, atingida pelo fenômeno apontado pelo Sistema Ceic Metroclima como um Downburst, ou microexplosão atmosférica. Esse fenômeno de vento destrutivo é de alcance limitado. Trata-se de uma violenta corrente de vento descendente que, ao alcançar a superfície, se expande de forma radial, causando danos.

A Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap) também cooperou com o atendimento de pelo menos trinta e uma demandas geradas pelo vendaval. Com 35 homens, foram resolvidos casos envolvendo limpezas e desobstruções de redes, bocas de lobo, poços de visita, sendo muitas delas com a utilização de caminhão hidrojato, além de reconstruções de redes pluviais.

Segundo o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, “eventos climáticos como esse que atingiu Porto Alegre são formados repentinamente e sem que possamos prever com antecedência. Mesmo assim, nossas equipes se mobilizaram, somaram esforços e conseguiram, em meio ao feriado de carnaval, atender ao grande número de demandas geradas. Parabenizo e cumprimento a todos os profissionais envolvidos nas mais diversas ações, pois nestes momentos, em que nossa capacidade de gestão é posta à prova, respondemos com agilidade e presteza.”

A chuva começou às 16h10, durou menos de uma hora e acumulou 20,60mm no Centro. O bairro Sarandi registrou 13,40mm e o Glória, 5,20mm. Vários bairros da zona Sul não foram atingidos pela chuva.

Fonte: site da Prefeitura de Porto Alegre

35 visualizações0 comentário
bottom of page