top of page

Ação Foco no Foco revitaliza mais três áreas no bairro Bom Jesus


Foto: Divulgação/PMPA

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Coordenação de Gestão e Educação Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), encerrou a Ação Foco no Foco deste ano com as revitalizações realizadas nesta quinta-feira, 21, no bairro Bom Jesus. Pela manhã, o foco de lixo das ruas da Fonte com Santa Isabel foi removido e deu lugar a um jardim. À tarde, o plantio urbano e sustentável ocorreu na rua A, em frente ao número 91. O cronograma também contemplou a esquina das ruas Original com Carumbé, na terça-feira, 19.

Os plantios foram desenvolvidos com reaproveitamento de materiais e mudas de plantas doadas por parceiros da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A iniciativa, que foi lançada na última semana, no dia 15, busca reduzir em 40% os problemas causados pelo descarte irregular de resíduos na zona Leste. Foram registrados 20 pontos crônicos, localizados em 16 endereços diferentes do bairro Bom Jesus.

A dinâmica da ação abrange a separação de resíduos, instalação de hortas comunitárias e divulgação das opções oferecidas pelo DMLU para o descarte de materiais volumosos, como os Ecopontos e os serviços de coletas pagas, entre outras atividades. No decurso do projeto, desde sua concepção, quanto mais no tempo de execução, houve constantes avaliações e monitoramentos pela equipe de Gestão e Educação Ambiental do DMLU.

A Capital gasta, aproximadamente, R$ 1 milhão por mês para fazer a limpeza dos cerca de 300 focos crônicos espalhados pela cidade. Por isso, a sensibilização de comunidades por meio de ações como esta indica aos cidadãos a necessidade de tratar com zelo, ainda mais, dos espaços coletivos.

Bom Jesus - O bairro foi criado pela Lei n. 5.799 de 15 de dezembro de 1986. Localizado em uma área essencialmente residencial, dispõe de pequenos comércios e serviços. Atualmente, possui 28.738 habitantes, em um espaço de 2,02 quilômetros quadrados.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Bruna Schlisting Machado (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas da Silva Edição de: Gilmar Martins

23 visualizações0 comentário
bottom of page