top of page

Prefeitura e Grêmio promovem ação ambiental no entorno da Arena


A Prefeitura de Porto Alegre promoverá uma ação inédita de responsabilidade socioambiental no entorno da Arena do Grêmio, nesta quarta-feira, 1º, a partir das 14h, antes do jogo da semifinal da Libertadores da América, entre Grêmio e Barcelona de Guayaquil. O projeto intitulado "Jogo Limpo - Bairro Limpo" surgiu com base na região compreendida no entorno da Arena do Grêmio que apresenta problemas crônicos de acúmulos de lixo, resíduos sólidos, alagamentos e falta de mobilidade urbana. A ação será realizada em conjunto com o Grêmio, Arena, Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes e Centro Universitário Metodista IPA (Programa Intervenções Urbanas), em parceria com Comércio Integrado de Resíduos Recicláveis e Associações de moradores e lideranças do 4º Distrito da Capital.

A atividade tem como objetivo mitigar os problemas agravados em dias de jogos e grandes atrações e promover melhorias permanentes na região Farrapos-Humaitá-Navegantes, por meio de campanhas de conscientização da sociedade visando potencializar a gestão correta de resíduos sólidos pós-consumo, em Eventos. Ao decorrer da partida entre Grêmio e Barcelona de Guayaquil, voluntários da região estarão uniformizados “como Agentes Ambientais” e segurarão cartazes para divulgar a importância do descarte correto do lixo no local visando garantir o desenvolvimento sustentável.

“Nas últimas semanas foi realizada uma capacitação de moradores e comerciantes voluntários que receberam camisetas personalizadas e irão orientar e conscientizar sua vizinhança. A iniciativa promoveu também um mapeamento no entorno do comércio da região, a fim de identificar bares, ambulantes e praças que necessitem receber tonéis especiais para o descarte apropriado dos resíduos”, afirmou uma das idealizadoras do projeto, a coordenadora do Programa Todos Somos Porto Alegre, Denise Souza Costa.

“O trabalho será feito através de uma metodologia de rede colaborativa, com engajamento e participação ativa da prefeitura e da sociedade, representada pela comunidade local, por associações de moradores, empresas privadas, clubes, cooperativas, entidades sociais, universidades, movimentos sociais, além do Fórum das Unidades de triagem e órgãos de controle”, explicou Denise.

Para o secretário adjunto de Relações Institucionais, Carlos Siegle, a ideia é melhorar a qualidade de vida do bairro, qualificar e regularizar as atividades de comércio na região. "Queremos formar multiplicadores ambientais, e, ainda, estimular a adoção de práticas responsáveis de gestão de resíduos sólidos prevendo aumentar o volume dos resíduos recicláveis destinados às Unidades de Triagem e, assim, impulsionar a renda dos catadores”, reiterou Siegle, acrescentando que o projeto é uma ação importante e continuada que terá a decisiva participação do Grêmio, através de seu Departamento de Responsabilidade Social (DRS) e a Associação dos Empresários do Humaitá - Navegantes, visando a mitigar os impactos dos jogos na região.

Resíduos sólidos - O projeto prevê a contratação de recicladores para realização da separação e organização dos resíduos recicláveis, bem como a sensibilização a respeito da correta segregação e descarte dos resíduos. O DMLU continuará responsável pela limpeza no entorno no pós-jogo e por levar o resíduo reciclável separado e organizado pelos recicladores contratados para as Unidades de Triagem e o rejeito para o transbordo.

ReciclaPoa - A Estação ReciclaPoa estará no local realizando campanha de conscientização ambiental e descarte correto dos resíduos. Trata-se de uma pequena unidade de triagem itinerante que traz esclarecimentos sobre a correta separação de resíduos e identifica o trabalho dos recicladores.

Rede colaborativa - Os orgãos municipais envolvidos nesse projeto são as secretarias do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Serviços Urbanos, Relações Institucionais e Articulação Política, Desenvolvimento Social e Esporte, Educação, Fundação de Assistência Social e Cidadania, Escritório de Eventos - Desenvolvimento Econômico, Diretoria da Juventude, Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip) Humaitá-Navegantes, Departamento Municipal de Limpeza Urbana e Empresa Pública de Transporte e Circulação.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

62 visualizações0 comentário
bottom of page