top of page

Prefeitura e empresários entregam reforma de casa de bombas


A prefeitura e a Associação das Empresas dos Bairros Humaitá-Navegantes entregaram, nesta terça-feira, 31, o conserto e melhorias na casa de bombas 5, localizada na avenida Farrapos. O prefeito Nelson Marchezan destacou a importância da iniciativa, feita por meio de termo de doação da entidade empresarial, e disse que é um exemplo de relacionamento com o setor privado. O investimento soma R$ 123 mil.

"Temos que avançar a lei de Porto Alegre para receber volumes bem maiores de recursos como negócio, onde pessoas da iniciativa privada, empresas, venham a prestar serviços e investimentos grandes na área de saneamento. Não é justo centenas de milhares de pessoas não terem esgoto e água dentro das suas casas em na nossa cidade. Hoje, 44% do esgoto da cidade não é tratado. E a gente só consegue avançar nisso com um volume grande de investimentos", ressaltou, ao falar sobre o projeto que está na Câmara e permite ao Município fazer concessões na área de saneamento.

O presidente da Associação das Empresas do Humaitá Navegantes, Luiz Carlos Camargo, disse que o ato representa que, quando um grupo quer, ele se dedica e vem propor o que fazer. A iniciativa, explicou, se deu após dois grandes alagamentos, ocorridos em junho. "O que pretendemos é minimizar o problema. Sabemos que as obras de macrodrenagem necessárias precisam de investimentos de R$ 3 bilhões, o que no momento é inviável", disse. Acrescentou que, após a reforma, as águas baixaram rapidamente, diminuindo os alagamentos na região do bairro Humaitá.

O secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, ressaltou que o poder público tem uma grande dívida com o contribuinte na área de drenagem urbana e que vencer a demanda vai exigir a união da iniciativa privada e do poder público. Ao destacar a iniciativa, Rosário disse que o ato tem por base o princípio da subsidiaridade: cada pessoa, cada cidadão, fazer por si o que estiver ao seu alcance para melhorar seu entorno, sua família, sua vida, e não esperar que os outros façam. "Quando temos parceiros, como os empresários, que, além de pagar seus impostos, querem fazer mais pela cidade, nós devemos aplaudir essa iniciativa e vencer não apenas a questão financeira, mas a burocracia", completou.

Capacidade ampliada - A Casa de Bombas nº 5 (CB) é responsável pelo bombeamento das águas pluviais do bairro Humaitá e Vila Farrapos e recebeu conserto nas bombas 2 e 3 que estavam avariadas. Antes do conserto, das cinco bombas existentes, apenas duas estavam em operação. Com o incremento de mais duas bombas funcionando, a vazão da CB passou dos anteriores 5 mil litros por segundo para 10 mil litros por segundo de capacidade de bombeamento de águas pluviais, dobrando a vazão e permitindo a retomada da sua capacidade original de escoamento.

Durante a limpeza, duas comportas de gravidade foram desobstruídas com a retirada de um pedaço de madeira que bloqueava o fechamento dos equipamentos. Foram substituídas grades de contenção, iniciada manutenção no gerador elétrico e pintura do prédio da CB 5. Todos os serviços executados receberam a fiscalização e assessoramento dos engenheiros da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Estiveram presentes os vereadores Valter Nagelstein, Luciano Marcantônio, conselheiros do Orçamento Participativo e os secretários da Cultura, Luciano Alabarse, e da Infraestrutura e Mobilidade, Elizandro Sabino.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

27 visualizações0 comentário
bottom of page