top of page

Prefeitura mobilizada para a previsão de alto volume de chuva


Devido a previsão de alto volume acumulado de chuva em Porto Alegre nos próximos dias, o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, e representantes de outros órgãos como Defesa Civil, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Infraestrutura e representante técnico do Sistema Meteorológico Ceic Metroclima, estiveram reunidos no Centro Integrado de Comando (Ceic), na noite desta segunda-feira, 11, para alinhar estratégias de organização para que a chuva esperada não cause maiores transtornos aos porto-alegrenses.

De acordo com o Sistema Ceic Metroclima serão dois episódios de instabilidade nesta semana. O primeiro entre essa terça-feira, 12, e o começo da quarta-feira, 13, por causa de uma frente quente, e o segundo no final da quinta-feira, 14, com a atuação de uma frente fria que se torna semi-estacionária de sexta-feira, 15, até o domingo, 17. O tempo começa a firmar a partir da segunda-feira,18. Esse cenário estará acompanhado com vento do quadrante Sul, mas não vai refletir consideravelmente no nível do Guaíba, que registrava 85 centímetros ao meio dia. Marca bem abaixo da cota de cheia que é 2,10 metros.

Nos dias 15, 16 e 17 a soma dos volumes de chuva, previsto pelo Sistema Ceic Metroclima, deve ultrapassar os 80% da média histórica de setembro, que é 139,5 milímetros. A prefeitura reitera a importância dos porto-alegrenses se prepararem para o trânsito e se reorganizarem, dentro do possível, suas atividades, principalmente nas áreas suscetíveis a alagamentos, para que esse evento climático não atinja tão bruscamente a rotina da população.

A prefeitura vem procurando manter e conquistar investimentos para obras de saneamento, desassoreamento, drenagem e desobstrução dos dutos que ao longo dos anos não foram finalizadas ou que não tiveram verbas necessárias para execução. Todos os órgãos envolvidos, para que Porto Alegre mantenha seu fluxo de serviços e segurança, estarão em alerta nos próximos dias. Em caso de emergência, a Defesa Civil de Porto Alegre pode ser acionada pelo 199.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

76 visualizações0 comentário
bottom of page