top of page

Análises confirmam período de chuva volumosa


O Sistema Ceic Metroclima analisa as projeções computadorizadas de diferentes modelos atmosféricos de previsão nacionais e internacionais que mostram a grande instabilidade prevista para os próximos dias na Capital. As rodadas de diagnóstico são feitas frequentemente, pois as mudanças climáticas são constantes principalmente nessa época do ano. “A primavera é o período mais favorável para temporais, chuva forte e eventos persistentes de grande acumulado de precipitação”, ressalta a meteorologista Estael Sias.

Estael Sias explica que houve uma mudança no regime de precipitação. “Até agora tínhamos uma situação frequente de bloqueios atmosféricos, de pouca chuva e temperaturas altas no Estado. Nesta semana essa condição está mudando”, observa Estael.

O tempo abre nesta quarta-feira, 13, da tarde para noite, com aquecimento. O sol aparece nesta quinta-feira, 14, mas a partir da noite o cenário muda. A análise realizada até o início da tarde desta quarta mantém a situação de alerta devido a uma frente fria semiestacionária que chega a partir da quinta à noite e traz momentos de chuva intensa, o que vai gerar grande acumulado de precipitação. Além da chuva forte pode haver granizo, raios e rajadas de ventos. O volume acumulado previsto entre os dias 15, 16 e 17 deve corresponder praticamente a média histórica do mês de setembro que é de 139,5 milímetros.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

51 visualizações0 comentário
bottom of page