Buscar
  • Ramiro Rosário

Semana comemora 27 anos da coleta seletiva em Porto Alegre


A Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio das Secretarias de Serviços Urbanos (Surb) e de Relações Institucionais e Articulação Política (Smri) promove, na próxima semana - 3 a 7 de julho - diversas atividades para comemorar os 27 anos do serviço de Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos recicláveis, com benefícios à saúde, ao ambiente e à geração de emprego. Cerca de 700 famílias, organizadas em associações nas 17 Unidades de Triagem (UTs) da Capital, dependem deste serviço como fonte de renda. Em função disso, a programação prevê a participação da comunidade, que está sendo convidada a refletir e a desenvolver ações para que uma maior quantidade de resíduos recicláveis chegue nas UTs.

Na sexta-feira, 7, dia em que é comemorado o aniversário da Coleta Seletiva, em cerimônia no Largo Glênio Peres, os triadores das UTs participarão de uma roda de conversa, e a escola vencedora da Gincana das Tampinhas será premiada com um passeio no ônibus da Linha Turismo. A Semana da Coleta Seletiva contará, ainda, com a participação da Secretaria Municipal de Educação (Smed), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do Departamento de Turismo.

Histórico - Desde 7 de julho de 1990, quando iniciou como projeto-piloto no bairro Bom Fim, o sistema de coleta seletiva foi sendo aperfeiçoado pelo DMLU e tornou-se referência na América Latina. O serviço foi ampliado em setembro de 2015, passando a atender três vezes por semana os bairros beneficiados pela coleta automatizada. No restante da cidade, o caminhão realiza a coleta duas vezes por semana. Os roteiros foram reprogramados para não coincidirem com os horários da coleta domiciliar e são feitos nos turnos do dia ou da noite, atendendo 100% da cidade. A consulta, atualmente, é por endereço completo, não por bairro. Para verificar os dias e horários, acesse aqui

Vantagens - Além dos benefícios sociais, a entrega dos resíduos recicláveis à Coleta Seletiva traz vantagens ambientais e econômicas. Diariamente, o DMLU recolhe cerca de 1.200 toneladas de resíduos domiciliares. Desse total, de 70 a 100 toneladas são de resíduos recicláveis que são recolhidos pela Coleta Seletiva. As 1.100 toneladas restantes são de resíduos orgânicos, rejeitos e recicláveis misturados na coleta domiciliar. Estima-se que em torno de 260 toneladas de recicláveis são descartadas, indevidamente, junto com os orgânicos e rejeitos, e, com isso, acabam sendo enviadas para o aterro sanitário de Minas do Leão (RS). O custo total para enviar esses resíduos para o aterro é de, aproximadamente, R$ 770 mil por mês, valor que poderia ser investido em outras melhorias para a cidade, se a maioria da população separasse os recicláveis e os encaminhassem à Coleta Seletiva do DMLU.

Confira a programação:

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

#SMSUrb #DMLU #ColetaSeletiva

33 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo