top of page

Semana Cidade Limpa é aberta no Largo Glênio Peres


Foi aberta na tarde desta terça-feira, 16, no Largo Glênio Peres, a 12ª Semana Cidade Limpa. Com o objetivo de chamar a atenção sobre as questões envolvendo os cuidados com a manutenção da limpeza urbana da cidade, o evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb) e se estende até dia 19 no local e até 22 de maio com as demais atividades.

Várias atividades estão previstas, sob a coordenação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), sendo que a ênfase será orientar o público sobre as infrações ao Código Municipal de Limpeza Urbana e suas implicações. Nesse sentido, agentes do Serviço de Fiscalização do departamento irão fazer abordagens às pessoas esclarecendo quais são ações passíveis de multa.

Na estrutura montada no Largo, há exposição de esculturas feitas com redes de pesca irregular, mesas fabricadas com tampas de garrafas plásticas, além de diversos objetos que iriam para o lixo, mas que estão sendo aproveitados pelo Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) do DMLU, para demonstrar que os resíduos podem ter diversas utilidades.

A esquete teatral Chega de Lixo, do Sasa, entrevistou o público em geral para saber, por exemplo, se tem noção para onde os resíduos são levados depois de recolhidos pelo DMLU, ou a diferença entre orgânicos e recicláveis.

“Porto Alegre não é mais tão bonita e legal como já foi, porque uma parte da população pichou, degradou a cidade. Esta semana tenta mostrar a importância de uma Porto Alegre mais limpa”, ressaltou o prefeito Nélson Marchezan Júnior.

O secretário da SURB, Ramiro Rosário, lembrou que a semana começa justamente na data em que se comemora o Dia do Gari. “Não é por acaso que iniciamos este evento hoje, pois queremos prestar homenagem a esses guerreiros incansáveis. Faça chuva ou sol, eles estão pelas ruas procurando manter nossa cidade mais saudável.”

Além do DMLU, a semana tem a parceria da Secretaria Municipal das Relações Institucionais e Articulação Política que, por meio do programa Todos Somos Porto Alegre, instalou a Estação ReciclaPOA para apresentar o trabalho em unidade de triagem de resíduos recicláveis.

Também acompanharam a abertura do evento os secretários municipais da Cultura, Luciano Alabarse, de Segurança, Kléber Senisse, a adjunta de Segurança, Cláudia Crusius, o adjunto da SUrb, César Hoffmann Xavier, a coordenadora do Gabinete de Comunicação Social, Tânia Moreira, o procurador-geral do Município, Bruno Miragem, a coordenadora do Programa Todos Somos Porto Alegre, Denise Costa, os vereadores Cláudio Janta, João Carlos Nedel, Felipe Camozzato, Mateus Aires, Moisés Barbosa, Professor Waimbert, o diretor de Relações Institucionais da empresa Braskem, João Freire, e o coordenador da Unidades de Triagem, Antônio Matos.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Maria Inês Mello Edição de: Gilmar Martins Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


11 visualizações0 comentário
bottom of page