Buscar
  • Ramiro Rosário

Praça Pedro João Faccio, no Parque Santa Fé, começa a ser revitalizada


A Praça Pedro João Faccio, no Parque Santa Fé, na Zona Norte está passando por revitalização. Nesta sexta-feira, 11, o prefeito Nelson Marchezan Júnior e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, visitaram o local que vai receber novas telas para os campos de futebol e poliesportivo; reforma e construção de novos bancos; pintura de brinquedos; instalação de tabelas de basquete e melhoria nos passeios. Com o início dos trabalhos na Pedro João Faccio, oito praças passam por revitalização ao mesmo tempo e outra já foi entregue, fruto do contrato firmado com a empresa Ecsam, que vai recuperar todas as praças e parques da Capital, conforme lembra o prefeito. “Quando assumimos a prefeitura, encontramos muitos contratos com pagamentos em atraso. Tivemos que organizar as contas, promover reformas, com o apoio do Câmara Municipal, e agora estamos entregando o fruto deste trabalho para a população”, diz Marchezan, que explicou a situação financeira da prefeitura para a comunidade presente na praça.

“Depois de 20 anos fechando o ano com contas em atraso, pela primeira vez temos um futuro no azul. Todas as pessoas da cidade vão sentir a mudança. As obras e melhorias vão acontecer em todas as regiões e não apenas em locais privilegiados”, frisa o prefeito.

A secretária-adjunta de serviços urbanos, Luciane Freitas, destaca que o foco da revitalização é atender aos frequentadores do espaço. “Faremos uma praça nova e bonita para as crianças, adolescentes, adultos e idosos que lotam o local”. O vereador Mauro Pinheiro, frequentador do espaço há muitos anos, lembra da tradição de campeonatos de futebol realizados nas quadras e que atraem grande público para os eventos. “Hoje é um dia alegre para a comunidade”, salienta.

O morador mais antigo do local e fundador da associação dos moradores, Luis Diogo, agradeceu ao prefeito pela visita. “Isso é algo que vai ficar na nossa memória por muitos anos”, destaca. A praça tem uma área de 36.427 m² e a obra vai custar cerca de R$ 167.800,00. Equipes de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) também realizam podas no local.

Sobre o contrato - O maior contrato terceirizado de manutenção de mobiliário e equipamentos de praças e parques de Porto Alegre foi anunciado no dia 3 de setembro de 2019. Ao todo, serão R$ 24,8 milhões para recuperar em um ano cerca de 600 locais da cidade. Os serviços contemplam conservação de passeios e pavimentos, tais como pisos de pedra portuguesa, conserto e instalação de novos equipamentos, como brinquedos, aparelhos de ginástica e academia ao ar livre, e manutenção de quadras esportivas. A supervisão é da Unidade de Conservação e Manutenção (UCM) da SMSUrb.

Alex Rocha / PMPA

Brinquedos começam a receber nova pintura

Praças que estão sendo revitalizadas:

1 - Praça Morro da Cruz - bairro Vila São José

2 - Praça Dr. Paulino de Vargas Vares - bairro Ipanema

3 - Praça Antônio Cândido de Menezes - bairro Sarandi

4 - Praça da Amizade - bairro Vila João Pessoa

5 - Praça Nações Unidas - bairro Petrópolis

6 - Praça Darcy Azambuja - bairro Intercap-Partenon

7 - Praça Parque Ararigbóia - entre os bairros Jardim Botânico e Petrópolis 8 - Praça Pedro João Faccio - Parque Santa Fé Praça com revitalização concluída: - Praça da Alfândega

Texto: Elisandra Borba

Edição: Fabiana Kloeckner

#Praças #PraçaPedroJoãoFaccio #RamiroRosário #VereadordePortoAlegre #PortoAlegre #ParqueSantaFé #RubemBerta #Manutenção #Revitalização #Arborização #SegurançaPública #IluminaçãoPública #NelsonMarchezan #Prefeitura

22 visualizações
Logo-Ramiro.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo