Buscar
  • Ramiro Rosário

Seis praças são revitalizadas ao mesmo tempo na Capital


O maior contrato firmado até hoje pela prefeitura para revitalização de praças e parques de Porto Alegre já resultou em seis locais em obras ao mesmo tempo. Na sexta-feira, 13, o prefeito Nelson Marchezan Júnior acompanhou os trabalhos na Praça da Amizade, na Vila João Pessoa. “Essas obras ocorrerão em todos os bairros, pobres e ricos, altos ou baixos. A mudança é para toda a população. Graças às reformas apoiadas pelos vereadores, mudamos a distribuição do dinheiro público para atender todos os cantos da cidade, e não apenas alguns privilegiados. Muitas outras melhorias serão percebidas nos próximos meses e anos”, enfatiza.

O contrato assinado com a empresa Ecsam, no valor de R$ 24,8 milhões, prevê revitalização de cerca de 600 praças e parques. A Praça da Amizade tem 10.555 metros quadrados (m²) e está localizada na rua Luiz Moschetti. A expectativa é que a remodelação seja entregue em duas semanas, ao custo de R$ 50 mil. Serão refeitos o passeio, o pavimento e degraus, e pintados os bancos e brinquedos, a goleira e equipamentos da quadra de esportes e lixeiras. Também serão instalados poste de vôlei, nova goleira de futebol de campo, tabela de basquete, e reformadas as telas.

A secretária-adjunta de Serviços Urbanos, Luciane Skrebsky de Freitas, servidora pública municipal há 21 anos, falou sobre o que representa para ela este momento de Porto Alegre. “É uma honra, como servidora pública, participar dessa transformação da zeladoria da cidade. No melhor sentido da palavra, servidores servem, e tenho orgulho de estar aqui hoje”, disse ela ao acompanhar as obras.

Porto Alegre tem 667 praças e nove parques. Setenta e uma praças e três parques são adotados por empresas ou pela comunidade. O vereador André Carús ressalta o aspecto social do cuidado com esses locais. “A revitalização das praças devolve à população o que é dela de direito. Promove a segurança, incentiva a ocupação dos espaços por crianças e adultos, propicia que idosos façam exercícios físicos”, afirma. O vice-presidente da Associação Comunitária do Campo da Tuca, Amir Porto, agradece pela mudança no visual do bairro. “Nos fins de semana, cerca de 700 pessoas frequentam esta praça. Isso representa muito para a comunidade”, diz ele.

Também participaram do evento o secretário municipal de Serviços Urbanos Ramiro Rosário; o diretor de Operações da Secretaria, Cristian Lehmann; os vereadores Mauro Pinheiro e Moisés Barboza; a coordenadora da Unidade de Manutenção de Serviços Urbanos, Aristela Venturini; a gestora do Crip Partenon, Lia Bernau; o gestor de democracia participativa do Partenon, Carlos Neves; o presidente da Cooperativa de Reciclagem Campo da Tuca, Antonio Matos; a delegada do Orçamento Participativo (OP) Eva Geneci; o conselheiro do OP Laudi Castelano; a representante do Conselho Municipal do Idoso, Leci Soares; e pessoas da comunidade.

Praças em fase de revitalização: - Morro da Cruz - Travessa 25 de julho, Vila São José (começou no dia 5 de setembro) - Praça da Alfândega - bairro Centro Histórico (começou no dia 6) - Praça Dr. Paulino de Vargas Vares - bairro Ipanema (começou no dia 9) - Praça Antônio Cândido de Menezes - bairro Sarandi (começou no dia 9)

- Praça da Amizade - Vila João Pessoa (começou no dia 13)

- Praça Nações Unidas - bairro Petrópolis (começou no dia 16)

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto: Elisandra Borba Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

#PraçadaAmizade #Partenon #VilaJoãoPessoa #RamiroRosário #NelsonMarchezan #VereadordePortoAlegre #Conservadorismo #DemocraciaCristã #Praças #SMSURB #Revitalização #Manutenção #PraçadaAlfândega #CentroHistóricoPortoAlegre #ParqueArarigbóia #CampodaTuca #MorrodaCruz #PraçaDrPaulinodeVargasVares #PraçaAntônioCândidodeMenezes #Sarandi #Ipanema #PraçaNaçõesUnidas #Petrópolis

17 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo